A partir deste ano, 2025, crianças de 2, 4 e 6 meses receberão exclusivamente a vacina injetável para prevenção contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. Haverá também uma dose de reforço, que deve ser aplicada quando o bebê completa 15 meses.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
As famosas gotinhas foram oficialmente aposentadas. Segundo o Ministério da Saúde, a mudança ocorre porque evidências científicas comprovam que a vacina injetável apresenta maior eficácia. A troca da dose oral pela injetável conta com o apoio da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em Poços de Caldas não haverá campanha de vacinação, pois a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação. Além desta, há outras 19 vacinas de rotina disponíveis na Rede SUS, que protegem em todos os ciclos da vida, desde o nascimento até a idade mais avançada. Assim, além da poliomielite, a lista de doenças imunopreveníveis inclui sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Você confere o calendário completo no link: Calendário completo de vacinação