ONDA POÇOS

Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda especializada via WhatsApp em Minas

Compartilhe nas redes sociais

Usuários de drogas e seus familiares agora podem pedir ajuda via internet, em Minas, de forma rápida e descomplicada. Equipes de psicólogos e assistentes sociais estão a postos para atendimentos especializados e orientações via WhatsApp.

Nesse novo serviço, disponibilizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o usuário ou sua família é acolhido e tem uma escuta especializada para ajuda em casos de tensão ou dúvida.

Além disso, a partir desse primeiro contato, no qual é feita, também, uma avaliação psicossocial, os profissionais podem sugerir e realizar encaminhamento do usuário para redes de prevenção, atenção e cuidado.

 

Ou seja, via aplicativo de mensagens, o usuário pode ser encaminhado para tratamento na rede de saúde, rede de assistência social, comunidades terapêuticas ou, até mesmo, para grupos de mútua ajuda, como o Alcoólicos Anônimos (AA), por exemplo. O serviço está disponível das 8h às 18h.

 

O atendimento via WhatsApp vem sendo testado desde janeiro deste ano e já realizou o acolhimento e/ou encaminhamento de 120 usuários de drogas e familiares.

Expansão

 

A expansão do serviço de atendimento de usuários e seus familiares, agora via WhatsApp, é uma ampliação dos atendimentos presenciais e telefônicos já realizados pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Sejusp.

 

Caso o usuário prefira o atendimento telefônico, o número para contato é o mesmo do WhatsApp: (31) 3273-6204.

Vale lembrar que, desde o início do ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é parceira do Estado na qualificação do atendimento do usuário de drogas.

Agora, pesquisadores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG também atuam nas ações Cread. Inclusive, no atendimento aos familiares e usuários via WhatsApp, lançado nesta quinta.

Fonte: Agência Minas