O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa chinesa FTXT (GWM Hydrogen) – subsidiária da Great Wall Motors (GWM) -, e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A assinatura ocorreu na cidade de Xangai, na China, e foi acompanhada pelo governador Romeu Zema e também por deputados estaduais, federais e prefeitos do estado de Minas Gerais.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O acordo visa a transferência e intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa em caminhões e outros veículos da FTXT/GWM, que serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da universidade. Em carater experimental os veículos irão fazer a rota entre Itajubá e São Paulo.
O MoU tem validade de 12 meses, renováveis por mais 60, e prevê a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, testando uma rota sustentável de transporte.
Os caminhões são equipados com células a combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, oferecendo uma alternativa de baixa emissão para veículos de carga pesada. A Unifei desempenhará o papel de fornecer o hidrogênio e colaborar em pesquisas sobre essa tecnologia.
“O fato de a empresa levar não só os produtos, mas sua tecnologia para Minas Gerais é o grande diferencial desse acordo”, pontuou o reitor da Unifei, Edson Bortoni.
Perspectivas para o futuro
A cooperação com a Unifei poderá levar à instalação de uma fábrica de células a combustível em Minas Gerais, o que consequentemente atrai investimentos e incentiva a criação de uma cadeia produtiva local para tecnologias de hidrogênio.
A GWM, uma das maiores montadoras da China, com capital 100% privado e reconhecida por seus SUVs elétricos e híbridos, está em expansão na América Latina.
Presente no país desde 2022, com vendas desde 2023, a empresa almeja liderar o mercado de veículos com tecnologia limpa, e a parceria com a Unifei e o Governo de Minas demonstra o interesse em crescer no estado.
Fonte: Agência Minas