O projeto Turismo em Cena convida turistas e moradores de Poços de Caldas a fazerem uma viagem no tempo e acompanhar o Imperador D. Pedro II quando de sua visita à então chamada Vila de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas.
A visita do imperador foi com o objetivo de inaugurar o ramal da estrada de ferro. A encenação acontece neste sábado, a partir de 10h, com saída da antiga estação ferroviária. Em caso de chuva, a atração será adiada.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Durante o trajeto, que percorre diversos pontos da região central da cidade, o público é transportado ao ano de 1886 e acompanha a comitiva, desde o desembarque na estação, percorrendo os locais visitados pelo casal imperial.
Poços de Caldas recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e de sua esposa, a Imperatriz Dona Teresa Cristina, em outubro de 1886, para a inauguração do Ramal de Caldas da Estrada de Ferro Mogiana. Chegaram no fim da tarde do dia 22 e partiram no início do dia 24 de outubro. A população ficou em festa com a vinda da corte e esse acontecimento projetou a estância em todo o país.
Conduzido pela Companhia Teatral Máscaras Vivas, os personagens D. Pedro II, Imperatriz Dona Teresa Cristina, Barão do Campo Místico e sua esposa, Madame Juju e Leocácio, o boticário da Vila, misturam fatos e ficção em uma narrativa divertida.
A iniciativa é da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Turismo. O trajeto a ser percorrido engloba a antiga estação ferroviária, passando pelo Parque Infantil Darcy Vargas (antigo Balneário Pedro Botelho), segue pelo Parque José Affonso Junqueira (Hotel da Empreza) e pela rua São Paulo, parando na Igreja de Santo Antonio (antiga Capela de Bom Jesus da Cana Verde). O final do passeio é na praça Dom Pedro II, conhecida popularmente como Praça dos Macacos, que abriga fontes de águas sulfurosas termais.