O Governo de Minas Gerais apresentou na terça-feira, 08, o plano operacional “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas”, que terá um total de R$ 5 milhões em investimentos para promover a segurança do Turismo na região.
A iniciativa se divide em quatro eixos estratégicos e contempla 80 ações com a proposta de promover a segurança de trabalhadores e turistas, além de fortalecer o turismo na região, uma das mais visitadas do estado.
O projeto prevê estratégias de reestruturação, ordenamento, capacitação e regulamentação de uso e ocupação de cânions e suas águas.
“Esse momento representa uma tomada de consciência e de decisão com o projeto Reviva Capitólio, que se estrutura em quatro eixos, tendo início com a análise, que se desdobrará num plano de manejo para uso dos cânions, além de outras ações estratégicas”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
A apresentação do plano acontece um mês após a queda de uma paredão em Capitólio, que matou 10 pessoas que estavam em embarcações no lago de Furnas.
Eixos do plano operacional
A primeira etapa, já em andamento, é o diagnóstico pormenorizado, geológico e estrutural da localidade. O estudo preliminar deve ser concluído até março. Entre abril e novembro deste ano deverão ocorrer mais outros dois levantamentos.
O segundo eixo inclui o ordenamento, regulamentação de uso e ocupação dos cânions e suas águas, por parte dos municípios, previsto para ser entregue até abril. O objetivo é evitar acidentes, harmonizando a convivência entre banhistas, esportistas aquáticos e embarcações.
O terceiro eixo é composto pela formação, informação e qualificação dos agentes públicos e privados, bem como usuários e turistas, para promover o uso seguro e sustentável da área.
O quarto eixo prevê o reposicionamento de Capitólio e Mar de Minas como destino seguro dentro e fora do estado com projetos de comunicação, marketing e promoção dos atrativos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/JeElaBtVZlGHcGd5DFH7Xt