Pesquisar
Pesquisar
Home Destaques

Três órgãos são captados no Sul de Minas para transplantes

07/09/2023
in Destaques, Geral, Notícias
378 20
0
Três órgãos são captados no Sul de Minas para transplantes
Compartilhe nas redes sociais

Uma Aeronave do Gabinete Militar do Governador (GMG) decolou, nesta quarta-feira,06, para missão de esperança. Três órgãos foram captados pela equipe do MG Transplantes na cidade de Passos.

 

No início da manhã, o jato Citation VII saiu de Belo Horizonte com destino a Passos, na região Sul do estado, com uma equipe de médicos e enfermeiros, onde foram captados um coração, um pâncreas e um fígado.

A aeronave fez o primeiro pouso na capital e o coração foi levado pelo helicóptero Pégasus 22, do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave), para um hospital da capital para ser transplantado.

O jato Citation VII retornou para o município de Passos para coletar um fígado e um pâncreas e, após chegar em Belo Horizonte, os órgãos foram transportados até o hospital.

O médico cirurgião Luiz Otávio ressalta a importância de se ter uma aeronave de fácil acesso para garantir o sucesso da operação. “Com relação ao coração, nós temos quatro horas entre iniciarmos a retirada do órgão e ele estar batendo no paciente que vai recebê-lo. Por isso, é tão importante o tipo de aeronave e a medição dos tempos de deslocamento do hospital para o aeroporto. É uma verdadeira corrida contra o relógio”.

A enfermeira e especialista em transplantes e captação de órgãos, Márcia Cecília Oliveira Santos, explica que doar um órgão é muito mais do que um simples gesto, é uma ação de solidariedade. “A fila de transplante é imensa, diariamente tem pessoas que clamam por vida e é muito bonito ver as pessoas que transformam esse momento de dor em amor. É isso que nós esperamos, que as pessoas se solidarizem e se informem sobre o transplante”.

Setembro Verde

A campanha Setembro Verde foi lançada no dia 1/9 pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), também responsável pela iniciativa do MG Transplantes, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doação de órgãos, explicando como é que todo o processo acontece.

Doações ao longo do ano

Até o dia 29/8, o Comave realizou 200 horas de voo em missões de Transporte de Órgãos Vitais, totalizando 171 órgãos captados (33 corações, 68 rins, 53 fígados e 17 córneas).

A serviço dos mineiros

O uso compartilhado das aeronaves do Governo de Minas é uma determinação do governador Romeu Zema desde o início da gestão.

Algumas das aeronaves utilizadas para transporte aéreo eram de uso exclusivo para os chefes do Executivo. Hoje, elas servem de apoio estratégico em diversas missões, entre elas salvar vidas e levar esperança para os mineiros e mineiras.

Fonte: Agência Minas

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg

 

Tags: Minas GeraisPassosTransplantes
Previous Post

Quadrilha que traficava drogas por meio de delivery é detida pela Polícia Militar em Poços de Caldas

Next Post

Villa Festival começa nesta quinta em Poços de Caldas

Related Posts

Homem é flagrado descartando entulho em avenida de Poços de Caldas
Destaques

Homem é flagrado descartando entulho em avenida de Poços de Caldas

10/09/2025
3.3k
Estoque de sangue do Hemocentro de Poços de Caldas está em nível crítico
Destaques

Estoque de sangue do Hemocentro de Poços de Caldas está em nível crítico

10/09/2025
2.6k
Homem é preso por rifar ilegalmente veículo de R$ 350 mil em Casa Branca
Destaques

Homem é preso por rifar ilegalmente veículo de R$ 350 mil em Casa Branca

10/09/2025
3.1k
PM realiza nova operação no Santa Rita e apreende adolescente com drogas
Destaques

PM realiza nova operação no Santa Rita e apreende adolescente com drogas

10/09/2025
2.8k
Next Post
Villa Festival começa nesta quinta em Poços de Caldas

Villa Festival começa nesta quinta em Poços de Caldas

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Coluna MG
  • Promoções
  • Contato

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Coluna MG
  • Promoções
  • Contato