ONDA POÇOS

Trem turístico é tema de reunião com cidades vizinhas

Compartilhe nas redes sociais

Na manhã desta quarta-feira (13), o secretário de Turismo de Poços, Ricardo Oliveira, se reuniu com representantes de São João da Boa Vista e Águas da Prata para conversar sobre a viabilidade da implantação de um trem turístico e também um de passageiros ligando os três municípios.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Turismo, cujo local já foi uma estação de trem, a Mogiana/Fepasa. O principal motivo da reunião foi atualizar as visitantes, que assumiram o comando dos setores turísticos de suas respectivas cidades neste mês com as novas gestões municipais, e propor parcerias. Participaram a chefe da seção de turismo de São João da Boa Vista, Lilian Vitorino, a diretora de turismo daquela cidade, Érika de Morais, e a diretora de turismo e cultura de Águas da Prata, Tatiana de Araújo. Demais integrantes da equipe da secretaria poços-caldense também estiveram presentes.

O secretário local deu detalhes sobre o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), que prevê a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas, conectando-se também a cidades vizinhas de outros estados. Recentemente, foi feito um diagnóstico do atual sistema ferroviário mineiro, de forma a definir estratégias e elaborar um plano de investimentos para atender a demanda do setor e da população.

No sul de Minas, o governo estadual deve investir em duas linhas que incluem Poços de Caldas. Uma é turística, ligando o município a Águas da Prata. A outra é de passageiros, chegando até Campinas. “Houve um grande avanço na política pública do estado no sentido de fomentar a volta dos trens”, disse Ricardo. “E existe o interesse do governo do estado de São Paulo para que isso tudo aconteça”, acrescentou ele, sobre a parceria com as cidades paulistas.

Segundo o secretário de Turismo, o prazo para conclusão do projetos vai até o final do primeiro semestre e novas reuniões vão tratar da questão do trem em breve.

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/IzlypU8K997Dj2Mdgy0kea