Search
Search
Home Destaques

Transporte de pets de pequeno porte em ônibus intermunicipais é regulamentado em MG

28/06/2025
em Destaques, Notícias
382 16
0
Transporte de pets de pequeno porte em ônibus intermunicipais é regulamentado em MG
Compartilhe nas redes sociais

Viajar com animais de estimação está mais fácil em Minas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou, no Diário Oficial de Minas Gerais, o regulamento para transporte de cães e gatos domésticos de pequeno porte nos ônibus do sistema intermunicipal de passageiros.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A norma, que entrou em vigor, estabelece diretrizes para garantir a segurança e o conforto de tutores, animais e demais usuários durante as viagens. A regulamentação se aplica a veículos rodoviários nas categorias convencional e executivo.

O documento foi elaborado em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpas) e o Ministério Público do Estado (MPMG).

De acordo com a publicação, são considerados de pequeno porte os cães e gatos domésticos que possam ser transportados em caixas que o tutor consiga carregar e manusear, e que tenham espaço suficiente para o animal se levantar, virar e se deitar com conforto.

Regras

Entre as principais exigências para as viagens, estão o uso obrigatório de caixas de transporte resistentes, ventiladas e compatíveis com o tamanho do animal, que impeçam o contato com outros passageiros. Também é necessária a compra de passagem para o pet.

O tutor deverá portar atestado de saúde emitido por médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, com validade de até 30 dias antes da data da viagem, comprovando que o animal está em boas condições de saúde.

O assessor técnico do CRMV-MG, Messias Lobo, ressalta que os tutores devem ficar atentos à vacinação e vermifugação dos animais para agilizar o processo de emissão do atestado pelo médico veterinário.

“A exigência do atestado garante a segurança para os animais e para os passageiros que utilizam o serviço de transporte intermunicipal. É um processo rápido. O médico faz uma consulta, avalia as condições de saúde do animal e já emite o atestado na hora”, explica.

Para embarcar, cães e gatos devem estar limpos e não podem representar riscos à segurança dos demais usuários. É permitido o transporte de até dois animais domésticos de pequeno porte por viagem no sistema intermunicipal, seguindo a ordem de reserva.

Cães-guia e outros animais amparados por legislação específica seguem regras próprias.

 

Notícia Anterior

Família faz apelo por doações de sangue para bebê internado na UTI

Confira também

TJMG alerta para golpes que usam nome da instituição

Posts Relacionados

Confira o funcionamento da Prefeitura nos feriados de fim de ano
cidade

Prefeitura lança edital com investimento de R$ 1,25 milhão em projetos de Poços

18/08/2025
2.5k
Mulheres recrutadas em favela do Rio são presas em Poços de Caldas
Destaques

Mulheres recrutadas em favela do Rio são presas em Poços de Caldas

18/08/2025
2.5k
Tenente do Exército suspeito de feminicídio no Sul de Minas, é encontrado morto
Destaques

Farmácia tem cerca de R$ 5 mil em perfumes furtados em Espírito Santo do Pinhal

18/08/2025
2.5k
Causa animal pede apoio: grupo voluntário anuncia risco de encerramento
Destaques

Causa animal pede apoio: grupo voluntário anuncia risco de encerramento

18/08/2025
2.5k
Confira também
TJMG alerta para golpes que usam nome da instituição

TJMG alerta para golpes que usam nome da instituição

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato