ONDA POÇOS

TOSCANA BRASILEIRA

Compartilhe nas redes sociais

Marcelle Justo

Jornalista e especialista em vinhos

Desde a década de 1920, quando os imigrantes italianos iniciaram a plantação de videiras na Serra da Mantiqueira, a cadeia montanhosa entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro passou a ser comparada às regiões vinícolas europeias. Mas, um século depois, quando os produtores desceram os picos montanhosos para iniciar a plantação dos vinhos de inverno, a região ganhou um novo apelido: a Toscana Brasileira.

Até então, a comercialização de vinhos de mesa e garrafão, feitos a partir de castas americanas,  tinham forte influência para a economia local. Um processo muito semelhante ao que aconteceu no Rio Grande do Sul.

Foi a técnica da dupla poda, desenvolvida no Brasil pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que trouxe as uvas de excelência para a região. O processo se beneficia de características da estação mais fria do ano, como clima seco aliado a amplitude térmica, para que os cachos amadureçam na planta conferindo grande qualidade às uvas e ao vinho.

No lugar da Sangiovese da Toscana, que faz o tradicional Chianti, por aqui a casta mais plantada é a Syrah, de origem francesa. Seus vinhos tintos são encorpados, com camadas de sabores, como frutas vermelhas e especiarias, como pimenta preta.

E o melhor de tudo é que nem precisamos de passaporte. Estamos a dois passos do brinde!

HARMONIZAÇÃO

Para acompanhar um dos pratos típicos da Mantiqueira, a truta com pinhão, um vinho branco tranquilo da casta sauvignon blanc é o casamento ideal.

DICAS

Algumas vinícolas fazem tour pelo vinhedo. A Barbara Heliodora, em São Gonçalo do Sapucaí, abre para visitas nos finais de semana. É necessário fazer a reserva.

A Associação Brasileira de Sommeliers, Seção Belo Horizonte, está com inscrições abertas para  curso profissionalizante de sommeliers de vinho.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM