A pequena Lívia Silva dos Santos, de apenas 5 anos, foi diagnosticada com uma doença rara chamada siringomielia, que provoca o surgimento de cavidades na medula espinhal e acaba comprometendo os tecidos, além de várias funções do corpo, de acordo com a gravidade do caso.
“Tudo começou durante o tratamento oftalmológico. O grau da Lívia é muito elevado. O oftalmologista solicitou uma ressonância e depois encaminhou ela para um neurologista. O médico então solicitou uma ressonância do crânio e após o resultado ficou constatada a malformação de Chiari – condição anatômica em que o formato do crânio força a parte inferior do cerebelo (porção do cérebro que controla o equilíbrio). Após o diagnóstico, a Lívia foi encaminhada para um neurocirurgião pediátrico em Ribeirão Preto/SP, já que em Poços de Caldas não tem este profissional. No interior de São Paulo, após uma ressonância da coluna, os médicos descobriram a siringomielia decorrente a malformação”, explicou Luciana Silva dos Santos, mãe de Lívia.
“Ela terá que se submeter a um procedimento cirúrgico em Ribeirão Preto/SP. Moramos em Poços de Caldas e o plano de saúde cobre apenas parte dos custos da cirurgia, pois são materiais de alto custo. O plano cobre, mas desconta do meu salário. Além disso, temos mais as despesas de internação, exames, e viagem, por isso que decidi pedir ajuda por meio da vaquinha”, relatou Luciana.
Vendo o tempo passar e a necessidade de uma solução rápida para a doença, a família resolveu criar uma “vaquinha online” com objetivo de arrecadar recursos para ajudar nas despesas. Até o fechamento desta reportagem, a vaquinha havia arrecadado R$ 2.980,00. A meta da família é arrecadar R$ 20 mil para ajudar nos gastos durante o tratamento. Para contribuir, basta clicar aqui.