Search
Search
Home Notícias

Teve o celular furtado ou roubado? Saiba como bloqueá-lo gratuitamente

20/02/2023
em Notícias, Policial
386 12
0
Teve o celular furtado ou roubado? Saiba como bloqueá-lo gratuitamente
Compartilhe nas redes sociais

Foliões que tiverem o aparelho celular furtado ou roubado neste Carnaval poderão contar com um serviço gratuito de bloqueio do telefone. Com quase cinco anos de operação, a Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc), criada em julho de 2018, já inutilizou mais de 34 mil celulares furtados ou roubados em Minas.

O bloqueio contribui para a redução dos crimes, diminuindo o valor de mercado destes produtos na comercialização feita por criminosos, além de proteger informações pessoais das vítimas. A iniciativa desburocratiza o processo de bloqueio de aparelhos de celular, já que a Cbloc é um sistema que pode ser utilizado por qualquer cidadão que tenha sofrido este tipo de delito em Minas Gerais, e é feito após o registro da ocorrência de forma gratuita e fácil.

Para bloquear o celular e proteger dados pessoais como fotos ou caminhos de GPS salvos, a pessoa só precisa do número da linha, e não mais do IMEI – identificação internacional do equipamento móvel. O bloqueio impede que quem cometeu o crime possa ativar o aparelho para uso na rede de telefonia móvel.

Como acessar

O sistema on-line da Cbloc está hospedado no site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O cidadão também pode fazer a solicitação diretamente pela página http://cbloc.seguranca.mg.gov.br com o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) em mãos – o antigo boletim de ocorrência – em poucos cliques, informando apenas o número de telefone ou o número do IMEI do aparelho (um tipo de código) e alguns dados pessoais.

Até o lançamento da plataforma, só era possível bloquear um telefone em parceria com a Anatel e fornecendo o número do IMEI, que muitas vezes a vítima já não tinha mais acesso por não ter anotado e não conseguir mais consultar no aparelho que foi roubado ou furtado.

No caso de recuperação por autoridades policiais dos aparelhos roubados ou furtados, será realizado contato com o proprietário. Ele, então, deverá dirigir-se à unidade policial informada a fim de retirar o aparelho celular, mediante preenchimento do Termo de Restituição. A autoridade será a responsável, por meio de sistema próprio, pela realização do pedido de desbloqueio do aparelho via Anatel.

Fonte: Agência Minas

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM

Tags: BloqueioCarnavalCelularMinas Gerais
Notícia Anterior

Confira as atrações musicais nesta segunda em Poços

Confira também

Grávida é roubada em Terminal Rodoviário

Posts Relacionados

Saga Crepúsculo de volta às telonas em Poços de Caldas; confira datas e como garantir desconto especial!
Destaques

Saga Crepúsculo de volta às telonas em Poços de Caldas; confira datas e como garantir desconto especial!

31/07/2025
2.5k
Simulado de rompimento de barragem mobiliza forças de segurança em Poços de Caldas
Destaques

Simulado de rompimento de barragem mobiliza forças de segurança em Poços de Caldas

31/07/2025
2.5k
Policiais militares de Poços salvam bebezinha de um mês que estava engasgada
Destaques

Acusado de homicídio em Rondônia é preso em Campestre

31/07/2025
2.5k
IFSULDEMINAS oferece cursos gratuitos e a distância para estudantes da EJA
Destaques

IFSULDEMINAS oferece cursos gratuitos e a distância para estudantes da EJA

31/07/2025
2.5k
Confira também
POÇOS DE CALDAS | Aposentado é rendido por assaltantes e forçado a comprar tênis de R$750

Grávida é roubada em Terminal Rodoviário

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato