ONDA POÇOS

Testes rápidos chegam a São João da Boa Vista

Compartilhe nas redes sociais

A partir de segunda-feira,11, o Departamento de Saúde começa a disponibilizar o teste rápido para Covid-19 em São João da Boa Vista. A coleta de sangue será feita nas Unidades de Saúde e as amostras enviadas para o Laboratório Municipal, com a divulgação do resultado no prazo de 30 minutos.

Após pronto, o Setor de Vigilância Epidemiológica recebe a comunicação e, em seguida, faz o envio para a Unidade de Saúde para que o paciente seja informado.

O teste, feito por profissionais capacitados e paramentados com Equipamentos de Proteção Individual, é exclusivamente para atender ao público-alvo definido para este momento. Ao todo, São João recebeu 1.700 testes, sendo 550 adquiridos com recursos da Prefeitura e 1.150 enviados pelo governo federal.

O teste é voltado a trabalhadores de saúde e segurança pública em atividade, bem como pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio destes profissionais. Pessoas a partir de 60 anos ou mais, que são portadoras de comorbidades de risco para complicação da Covid-19 e sintomáticos com idade igual ou superior podem fazer o teste.

Pacientes sintomáticos das Unidades de Saúde e Santa Casa que tenham indicação de coleta de coleta de PCR (Proteína C Reativa), porém com tempo ultrapassado de início de sintomas para a coleta de exames em 7 dias, conforme diretriz municipal, integram o público-alvo.

Neste lote, o teste também é ofertado a idosos a partir de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), além de pacientes sintomáticos respiratórios em monitoramento domiciliar pelas Unidades de Saúde (exceto os casos que deverão coletar o exame a partir do oitavo dia de início dos sintomas).
O teste foi analisado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, e obteve parecer satisfatório com 86% de sensibilidade e 99% de especificidade, se aplicado corretamente.

Outros testes
No dia 15 de abril, a Prefeitura adquiriu com recursos próprios um lote com 200 testes para Covid-19. Os materiais vieram do Laboratório de Biologia Molecular da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo) de Pirassununga, com chancela do Instituto Adolfo Lutz.

Segundo o Departamento de Saúde, o compromisso firmado com o laboratório é para que a entrega do resultado seja feita em até 48 horas. A identificação precoce de pessoas com o vírus elimina a lacuna temporal e permite a divulgação mais rápida, já que antes os resultados demoravam mais de 20 dias para serem liberados.

Fonte e foto: Prefeitura de São João da Boa Vista