Os testes da vacina de Oxford foram retomados nesta segunda-feira,14, no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) autorizou a retomada. Os testes haviam sido suspensos também em outros países, devido a uma reação relatada por uma voluntária no Reino Unido.
Especialistas da Anvisa se reuniram no sábado,12, para avaliar as informações da agência reguladora britânica (Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency – MHRA), do Comitê Independente de Segurança do estudo clínico e da empresa patrocinadora do estudo, a AstraZeneca. Por meio de nota, a Anvisa informou que após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a agência concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado.
Ainda segundo a Anvisa, todos os eventos adversos observados durante o estudo, ou caso seja notada qualquer situação grave com os brasileiros voluntários, medidas cabíveis serão tomadas no intuito de garantir a segurança dos voluntários.
Na nota a Anvisa acrescenta que continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes.
Além da vacina de Oxford, estão sendo feitos ensaios clínicos no Brasil da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biontech, e de uma imunização desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: