ONDA POÇOS

Teste de covid é retirado do procedimento obrigatório de Planos de Saúde

Compartilhe nas redes sociais

Os testes de detecção da covid-19 não fazem mais parte do rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. A decisão da retirada foi tomada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) durante uma reunião realizada nesta quinta-feira,16.

Devido a uma decisão judicial, os exames foram incluídos no dia 29 de junho. A própria ANS pediu que a liminar fosse derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Segundo a Agência, há riscos para os beneficiários quando se incorporam novas tecnologias sem uma análise detalhada, por isso entrou com o recurso.

Segundo a ANS, estudos de várias sociedades médicas apontavam controvérsias técnicas em relação ao resultado desse tipo de exame e a possibilidade de grande percentual de falso-negativo. Os diretores da agência, também votaram pela suspensão dos efeitos da resolução que incluiu testes como; IGA, IGC e IGM pela cobertura dos planos.

O diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Sacarabel, explicou que, além da questão científica, que ainda segue em análise, uma incorporação inadequada de um exame pode não trazer benefício ao consumidor, pois impacta diretamente os custos assistenciais do sistema, que também são repassados aos usuários.

Os diretores aprovaram a realização de uma audiência pública para continuar a discussão sobre o assunto, porém ainda não há data.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/HJpVhtyqgg7EvGa9F6cHsM