A Terra está vivendo, nesta terça-feira (22), o dia mais curto do ano. Isso acontece porque o planeta está girando em torno de seu próprio eixo em uma velocidade ligeiramente maior do que o normal, fazendo com que o dia dure 1,34 milissegundo a menos.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
No início do mês, em 9 de julho, a Terra também teve um giro mais rápido e o dia perdeu alguns milésimos de segundo. No entanto, dessa vez, o giro previsto vai ser ainda mais rápido.
A Terra leva, em média, 86.400 segundos para completar uma rotação — o que representa as 24 horas de um dia. Nesta terça-feira, no entanto, o planeta vai acelerar levemente esse movimento e completará a volta com 1,34 milissegundo a menos.
O encurtamento vai ser tão rápido que é imperceptível. Para ter uma noção, um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos. Ou seja, o tempo perdido é muito menor que isso.
O fenômeno não é raro. Em 2025, isso já aconteceu em 9 de julho e outra “perda” está prevista para 5 de agosto.
Cientistas ainda não sabem exatamente por que isso ocorre. Eles explicam que, ao longo da história da Terra, variações na rotação são comuns e não representam motivo de preocupação.
Fonte: Redação/G1