Poços de Caldas amanheceu nesse sábado, dia 24 de agosto com céu cinza. Baixa umidade relativa, por volta dos 20%, e qualidade do ar pioraram muito nos últimos dois dias.
Moradores nos enviaram varias fotos de pontos de queimada na cidade, mato seco e ate dos bombeiros combatendo chamas na zona sul da cidade. Alguns registram o sol vermelho. Fenômeno causado pela cortina de fumaça que cobre os céus de Poços.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motivo são as queimadas e o tempo seco. Desde quinta-feira passada, o numero dos pontos de incêndio nos Estados de Sao Paulo e Minas Gerais aumentaram consideravelmente, cerca de 60% em 3 dias. Para piorar a situação, os Estados de Goiás, Mato Grosso e Amazonas estão registrando recordes de incêndios para o período do ano. Uma massa de ar quente, com ventos que estão ultrapassando os 20 km por hora, esta trazendo a fumaça para o sudeste do pais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) os meses de agosto e setembro são mais propícios para acontecer queimadas por causa do tempo grande estiagem no inverno o que deixa pastos, plantações e a mata nativa mais secos, principalmente no Serrado. A baixa umidade do ar e o calor facilitam a proliferação das chamas e dificultam o trabalho dos Bombeiros Militares e brigadistas.
O INMET emitiu hoje, dia 24 de agosto, alerta amarelo e laranja pra os Estados do sudeste e centro-oeste, ou seja, perigo potencial de baixa umidade e incêndios. Mas a previsão para domingo melhora e pode trazer alivio. De acordo com o Instituto uma massa de ar frio que vem do sul vai chegar, diminuindo as temperaturas, trazendo umidade e possibilidade de chuvas para os próximos dias.