ONDA POÇOS

Tempo seco e frio causam aumento de atendimentos na UPA de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Secretaria de Saúde informou que a quantidade de atendimentos de crianças com sintomas de síndromes gripais aumentou nos últimos dias devido à oscilação de temperatura e por conta do tempo seco neste período de inverno.

Os números da Unidade de Pronto Atendimento – UPA mostram a evolução dos atendimentos durante o mês de agosto. Na segunda semana deste mês foram registrados 886 atendimentos. Já na semana seguinte, foram 897. Durante a última semana do mês, foram 1.270. E de primeiro a 07 de setembro foram atendidas o total de 1.416 crianças.

O médico e coordenador médico da UPA, José Carlos Pizarro, explicou o aumento de atendimentos neste período. “O aumento do fluxo de pediatria nas duas últimas semanas foi atípico e totalmente inesperado, mesmo se considerando a época do ano. Usualmente no inverno temos um acréscimo de em torno de 30% nos atendimentos de crianças. A possível explicação para um aumento tão exagerado de doenças, sobretudo respiratórias, em pediatria pode ser, além de um inverno particularmente seco. A tendência, com a chegada da primavera e a continuidade das aulas, é de um diminuição progressiva nas doenças agudas da infância.”

Apesar do aumento significativo de atendimentos, a Secretaria de Saúde remanejou médicos para manter a normalidade e reduzir filas, como explicou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. “A Secretaria de Saúde tem remanejado médicos e os atendimentos estão acontecendo dentro da normalidade. Os casos atendidos são leves e estamos acompanhando as demandas que chegam.”

Atualmente, a UPA conta com três pediatras.

Já o Hospital Margarita Morales possui dois médicos plantonistas para atendimento de síndromes gripais e outros dois para atendimento clínico.

A secretaria destaca ainda que não tem registrado casos de covid-19 entre as crianças.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KvYPhzavWQLFaQC75luVhb