A taxa de contágio da covid-19, que também é conhecida pela sigla de RT, é uma medida instantânea que informa sobre o número médio de casos secundários que surgiram a partir de um caso primário infectado em determinado tempo. Atualmente Minas Gerais apresenta uma taxa de 0,93 o que segundo o Governo indica certo controle do cenário da doença no estado.
Em entrevista coletiva virtual realizada nesta sexta-feira,07, o secretário de Estado Adjunto de Saúde Marcelo Cabral destacou que a taxa é um dos indicadores considerados para a avaliação multimodal (feita de várias formas) do estágio da pandemia no estado.
A taxa menor que 1.0 indica recuo da pandemia. Próximo a 1.0, como é o caso de Minas atualmente, indica que a pandemia não está crescendo exponencialmente. Porém os cuidados, devem ser redobrados.
A avaliação que tem várias formas realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) abrange também, por exemplo, os números da doença no estado, o monitoramento diário da ocupação geral de leitos e o número da ocupação de leitos por pacientes com covid-19.
Números
Até o momento, foram 150.723 casos confirmados da covid-19 em Minas e 3.449 óbitos, sendo 68 confirmados nas últimas 24 horas. Em relação a esse último dado, Marcelo Cabral reforçou a importância do entendimento quanto à diferença entre o número de óbitos relativos à data de ocorrência e o número de óbitos relativo à data de confirmação pela SES (inserção da informação no boletim epidemiológico).
Plano Minas Consciente
Após as mudanças no Plano Minas Consciente, que orienta municípios sobre funcionamento de atividades a partir de critérios técnicos e epidemiológicos, o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, falou sobre as alterações no fluxo de adesão por parte das prefeituras. De acordo com João, antes os municípios aderiam ao plano seguindo integralmente as indicações ou não aderiam. Após a revisão, além de optar pela adesão, o município também pode identificar a partir dos dados da macro e microrregião, qual posicionamento adotar.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/KObrZyh5vOg5PNk5nsiJeC