A tarifa de energia elétrica terá um reajuste de 15,77% para os consumidores atendidos pela concessionária Elektro Redes S/A. O reajuste entra em vigor a partir deste sábado,27. Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o aumento para a distribuidora que tem sede em Campinas e fornece energia elétrica para 2,8 milhões de unidades consumidoras em 223 municípios de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul.
Entre as cidades que terão o reajuste estão Aguaí, Águas da Prata, Araras, Conchal, Corumbataí, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Rita do Passa Quatro, São João da Boa Vista, Tambaú e Vargem Grande do Sul.
Segundo a Aneel, o aumento médio para consumidores que fazem parte da rede ligada com baixa tensão será de 11,61%. Já os consumidores conectados a redes de alta tensão, como por exemplo, indústrias, terão um reajuste de 23,72%.
Baixa tensão em média | Alta tensão em média | Efeito Médio para o consumidor |
11,61% | 23,72% | 15,77% |
Ainda segundo a Aneel, os custos com os encargos setoriais foram os que mais influenciaram os percentuais de reajuste, além da compra, transmissão e distribuição de energia.
Um dos itens que contribuíram para mitigar os índices foi o repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS na base de cálculo do PIS/PASEP e da Cofins, que resultou na redução de 4,47% no efeito para o consumidor. Outro fator de atenuação tarifária para a Elektro, de – 2,54%, foi decorrente da tarifa de repasse da potência contratada de Itaipu.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/FzCwITmJueH7GmvIWYLJpm