O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), suspendeu a greve da categoria. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato Irani Gomes em um vídeo que circula pelas redes sociais, publicado no fim da noite desta sexta-feira,26.
A suspensão ocorreu após uma reunião entre o Sindicato e os secretários de governo e planejamento, Igor Eto e Otto Levy. “Colocamos os pleitos e na próxima semana, será marcada uma data para que a entidade possa reunir com o governo e o governo dar uma sequência a esta pauta”, explicou Irani.
Ainda segundo o presidente do Sindicato a expetativa é de que o Governa traga uma resposta positiva para a categoria que sofre com o aumento do óleo diesel que representa mais de 60% no valor do frete em Minas Gerais.
Reivindicações
Os tanqueiros pedem que o governo reduza de 15% para 12% o ICMS cobrado sobre o óleo diesel no Estado. “Os principais Estados que também estão na cadeia forte do combustível como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo possuem uma alíquota de 12%, menor do que é cobrado em Minas Gerais. Hoje a gente sobre muito com isso. Hoje tem mais de 1.500 caminhões deixando de carregar e descarregar combustível e não teremos entrega”, explicou o Sindtanque.
O governo por meio de nota esclareceu que as recentes mudanças no preço dos combustíveis não são em função do ICMS, mas sim da política de preços praticada pela Petrobras.
O Estado reafirma seu compromisso de não promover o aumento de nenhuma alíquota de ICMS até que seja possível começar a trabalhar pela redução efetiva da carga tributária. No momento, em virtude da situação financeira do Estado, a Lei de Responsabilidade Fiscal exige uma compensação para aumentar receita em qualquer movimento de renúncia fiscal, o que não torna possível a redução da alíquota.
Diz um trecho da nota.
Confira o vídeo do presidente do Sindtanque na íntegra abaixo:
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/FzCwITmJueH7GmvIWYLJpm