ONDA POÇOS

Sindserv realiza campanha para cobrar pagamento do piso do magistério em Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas – Sindserv, iniciou mais uma campanha pelo pagamento do piso salarial do Magistério. Outdoors espalhados pela cidade levam à população o apelo de toda a categoria: correção de até 43,69% aos profissionais que estão com salários defasados.

Recentemente, o Ministério da Educação definiu o novo piso salarial dos professores para o exercício de 2023, de R$ 4.420,55. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União em 17 de janeiro. O valor é referente ao salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica e considera jornada de até 40 horas semanais.

O Sindserv está em processo de negociação com a Prefeitura para regularizar a situação em Poços. Enquanto isso, professores que recebem valor abaixo do piso devem procurar o Sindicato para ingressar com ação judicial, pleiteando este direito.

“Nesta campanha, o Sindserv faz um pedido aberto ao prefeito Sérgio Azevedo para que ele pague o piso. Hoje, em Poços de Caldas, o salário dos professores iniciais está com 43,69% de perda, ou seja, abaixo do piso nacional. É uma injustiça porque é uma lei federal que está sendo descumprida no nosso município”, explica Marieta Carneiro, presidenta do Sindserv.

Acordo Coletivo

Marieta diz que já solicitou ao Executivo o início das negociações do Acordo Coletivo data base 2023/2024 e que também vai tentar a adequação do piso nacional dentro do Plano de Carreira do Magistério, na composição da Lei nº 26, para diminuir os prejuízos que os professores e especialistas estão tendo na progressão da carreira.

“Como o salário está defasado e o salário base não foi corrigido, esta medida vem impactando os demais professores, fazendo com que os profissionais parem de ter bonificação e gratificação pela quantidade de cursos e especializações que já fizeram. Todo este esforço vem sendo absorvido com o prejuízo e gerando mal estar e frustração de todo o magistério”, comenta.

Assembleia

O Sindserv incentiva a participação de todos os servidores da prefeitura, principalmente servidores do magistério, na primeira assembleia geral do Acordo Coletivo, que será realizada dia 6 de março (segunda-feira), às 18h na Urca. “Além da aplicação das leis federais, nós precisamos também que o prefeito corrija o salário base das categorias, que estão abaixo do mínimo nacional, e faça o repasse da inflação e conceda ganho real para todos os servidores públicos municipais. É uma assembleia muito importante para o início da negociação, pois nela ocorre a elaboração de pauta, e é a oportunidade em que os servidores têm de fazer suas reivindicações”, encerra.

O que diz a Prefeitura 

O jornalismo da Onda Poços entrou em contato com a Prefeitura, por meio da assessoria de comunicação,no início da manhã desta sexta-feira,24, mas até o momento desta publicação foi informado de que era aguardada uma resposta da Procuradoria Geral do Município.

 

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM