Em nota divulgada nesta quinta-feira, 05, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindsev, falou sobre uma série de problemas envolvendo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e consumidores da cidade.
Segundo o sindicato, devido à falha do sistema, servidores estão sendo hostilizados pelas ruas.
“Há mais de três meses a autarquia enfrenta sérias dificuldades de gestão do sistema de informatização, o que tem acarretado problemas para toda a população poços-caldense, principalmente para os servidores, que hoje temem usar o uniforme da autarquia pelas ruas da cidade. Ocorre que há meses o DMAE enfrenta uma série de problemas não solucionados: mudança para um novo e catastrófico sistema de informação, falta de leituristas, diminuição no número de atendentes (contrapondo o crescente número de reclamações), etc”, diz o Sindserv.
Segundo apurado in loco pela diretoria do Sindserv durante visita técnica realizada em 29 de outubro, a recente migração do sistema operacional para outro tem provocado grande parte da confusão. É que o atual sistema gera informações com erros nas contas dos consumidores, o que causa número cada vez maior de reclamações.
“O novo sistema faz leituras erradas, cálculos equivocados, provoca erros no débito automático e divergências nos códigos de barras, entre outras questões que aumentaram muito o número de pedidos de revisão das contas. Call Center e atendimento online estão sendo insuficientes para atender o grande número de reclamações da população. Ações automatizadas deixaram de compor o sistema e a demanda pelo atendimento presencial é cada vez maior. Em contrapartida, o número de guichês de atendimento no setor comercial foi reduzido de seis para quatro. Também faltam leituristas. Hoje são apenas oito, enquanto o ideal seria 14, o que acarreta atraso das leituras. O concurso público está parado na segunda fase – avaliação física, e não prossegue”, aponta o sindicato.
Diante da situação, o Sindserv se reuniu com os vereadores, para relatar a situação e oficiou o DMAE no sentido de solicitar urgência na resolução dos problemas e garantir a saúde física e emocional dos trabalhadores, além da manutenção de serviço de qualidade para os consumidores.
Ao jornalismo da Onda Poços, o diretor da autarquia informou que os problemas elencados pelo sindicato já estão sendo solucionados para melhor atender servidores e consumidores. Sobre erros nas contas de parte dos consumidores, Paulo César Silva disse que o motivo é a pandemia, já que os leituristas foram orientados para evitarem entrar em residência que possuem padrão de água no interior dos imóveis, fazendo com que o DMAE gere valores relativos a consumos anteriores de cada consumidor.