O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais participou, na manhã desta quinta-feira (31), de um simulado de rompimento de barragem com estruturas de rejeito de bauxita da empresa ALCOA. A operação foi realizada no bairro Kennedy, uma das áreas que podem ser afetadas em caso de emergência real.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A ação integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e teve início às 9h, com o acionamento das sirenes de alerta. O objetivo foi avaliar a eficiência da resposta das autoridades, além da coordenação entre os órgãos de segurança.
Na tarde anterior, 30 de julho, um exercício de mesa foi conduzido com os envolvidos, garantindo o alinhamento dos protocolos de atuação.
Durante o simulado, o Corpo de Bombeiros de MG focou no resgate de uma vítima com dificuldade de locomoção, situada na chamada “zona quente”. O SAMU prestou apoio na triagem e no transporte. O Posto de Comando foi montado na Escola Municipal Pedro Afonso Junqueira.
Participaram da operação representantes da ALCOA, Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e demais órgãos parceiros.
Simulados como esse são fundamentais para reforçar os protocolos de segurança em barragens e garantir a proteção da população em situações de risco.