Em atendimento ao Plano de Segurança de Barragem (PSB) e ao Plano de Ação Emergencial (PAE) da Barragem Bortolan, foi realizado nesta sexta-feira,14, um simulado da Barragem Bortolan em Poços de Caldas.
Participam do simulado, os órgãos de segurança pública, além dos órgãos de resgate e salvamento. Na terça-feira,11, já havia sido realizado um simulado de escritório para definir como seria a simulação realizada nesta sexta-feira.
Desde o início do ano, foram executadas diversas outras atividades, como comunicado prévio e cadastramento de propriedades e população possivelmente atingidas em caso de uma hipotética situação emergencial na barragem, bem como reuniões agendadas para esclarecimento de dúvidas de moradores, e a instalação de placas de sinalização de rotas de fuga e pontos de encontro.
Durante o simulado de escritório, foram definidas as ações previstas para cada entidade, atualização de contatos, o ponto de encontro para organização, próximo à base da Polícia Civil localizada na Rodoviária, e possíveis intervenções no trânsito. Embora a intenção seja de impactar minimamente as atividades cotidianas diárias da população, o simulado de campo visa colocar em prática a atuação de todas as equipes, principalmente para verificação do tempo de deslocamento às áreas potencialmente atingidas.
“Tudo isso é necessário para atendimento de legislação federal vigente e trata-se basicamente de uma medida de segurança. A Barragem Bortolan observa todos os critérios técnicos, sendo devidamente monitorada pela DME”, explica Adriano Moreira, coordenador do PAE do Bortolan.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IvhSTUtPkmaLCt0w21f2Pc