A Fábrica da Alcoa em Poços de Caldas, que completará 58 anos de atividades este mês, é um exemplo de como uma operação cinquentenária pode respirar jovialidade através do espírito empreendedor e inovador de sua equipe. Foi o que mostrou o Simpósio de Inovação e Produtividade, realizado em abril, quando foram apresentados os melhores projetos e sugestões de 2022, com foco em inovação e produtividade.
No Simpósio foram apresentados seis projetos, nove painéis e as 10 sugestões mais criativas da área operacional, ideias inovadoras e com baixo custo de implantação, mostrando que é possível fazer diferente e melhor sem altos investimentos.
O diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas, Fabio Martins, destacou que todas as iniciativas e projetos apresentados deixam a equipe cada vez mais confiante no futuro da planta. “Nossa planta é composta por pessoas muito empreendedoras, que continuam construindo nossa história com sucesso, graças à criatividade, inovação e engajamento, desafiando processos e sistemas, buscando sempre ganhos de qualidade e performance e colocando a segurança em primeiro lugar”, disse.
No final, os três melhores projetos apresentados e a melhor sugestão foram premiados, após seleção feita por uma banca formada por Cláudio Vilaça, Diretor Regional de Asset Management; Fabio Gonçalves, Gerente Regional de Manutenção e Confiabilidade; Mirian Senoi, Gerente Regional de ABS; Marco Martini, Gerente Regional de Digital Transformation, e Brissa Cota, Controller da Alcoa Poços de Caldas.
O primeiro lugar ficou com o projeto “Redimensionamento dos bocais dos Tanques de Flash de 22Ibs”, que aumentou o tempo médio entre as falhas do equipamento em 1000%, além de ampliar a estabilidade do processo e a segurança dos operadores, e garantir expressiva redução de custo de manutenção; em segundo lugar, “Performance Energia de Bayer”, que teve grande impacto em sustentabilidade, reduzindo emissão de CO2 para a produção de vapor com o religamento de caldeiras elétricas, além de importantes ganhos financeiros para a Refinaria devido à melhoria da eficiência energética do Processo Bayer, e o terceiro, “Kaizen da Moagem”, que gerou 34 ideias que impactaram em significativo ganho financeiro, facilidade no processo de limpeza e aumento da produção em cerca de 40%, tudo isso a custo zero.
A Sugestão premiada – “Reposicionamento do Hidrômetro de Osmose” – foi de autoria de Alfe Justino, Gilson Tobias e José Roberto Dias, técnicos da Manutenção. A alteração nos pontos dos hidrômetros facilitou e melhorou a qualidade de leitura para acompanhamento no tratamento de água por osmose.
O Simpósio de Inovação e Produtividade da Alcoa Poços de Caldas mostrou a importância da criatividade, espírito empreendedor e engajamento do time para manter uma empresa atual e competitiva, mesmo após décadas de operação.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM