Nos dias 23 e 24 de setembro, o Sicoob Sarom recebeu uma comitiva de representantes do Banco Central do Brasil, de ministérios do Governo Federal, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de sistemas do crédito cooperativo. A visita teve como objetivo conhecer de perto um modelo de cooperativismo capaz de transformar realidades, por meio da cooperação e estabelecimento de parcerias estratégicas.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Organizada pela OCB como parte do projeto “Conhecer para Cooperar”, a atividade teve como fio condutor o “Modelo de Atuação Sarom”, que demonstra como a cooperativa investe seus recursos em programas de impulsionamento econômico, social e práticas educacionais que impactam positivamente as comunidades onde a instituição atua.
A programação teve início com uma palestra de João Carlos Leite, o Joãozinho, presidente do Sicoob Sarom e da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), com o tema “Cooperativismo de crédito como agente de desenvolvimento local”.
Em sua fala, Joãozinho destacou como o surgimento da Sarom trouxe dignidade, transformou a economia local e impulsionou o desenvolvimento da cidade e região. Ele ressaltou a força da identidade territorial, a importância da origem e os valores que sustentam o Sicoob Sarom. Além disso, relembrou a trajetória do Queijo Canastra — símbolo da cultura regional e exemplo de como a tradição pode ser motor de desenvolvimento para as comunidades produtoras deste patrimônio mundial da humanidade, reconhecido recentemente pela Unesco.
Na sequência, a comitiva visitou as dependências da Agência e Centro Administrativo da Sarom, seguindo para a queijaria Roça da Cidade, mergulhando na cadeia produtiva do queijo e compreendendo seu impacto para as famílias produtoras e todo o Território da Canastra.
O roteiro seguiu, no dia seguinte, com apresentações no Anfiteatro Sarom feitas por alunos das escolas municipal Guia Lopes e estadual General Carneiro – parceiras do Movimento CoopEducação, que leva educação cooperativista, empreendedora e financeira para mais de 50 mil crianças e jovens. Em seguida, o grupo passou pela Cooperativa Educacional Sarom, referência de como a educação com valores cooperativistas e visão empreendedora transforma a realidade de uma comunidade.
Conexão com o propósito cooperativista
Durante os dois dias, os visitantes vivenciaram de perto os impactos econômicos e sociais dos projetos conduzidos pela cooperativa, reforçando a visão de que o cooperativismo é um poderoso instrumento de desenvolvimento sustentável.
Adalberto Felinto da Cruz Júnior, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não Bancárias (DESUC) do Banco Central do Brasil, relatou suas impressões sobre o que viu na cooperativa: “É uma grande satisfação ver a Sicoob Sarom como referência nacional em cooperativismo. A cooperativa demonstra que o seu propósito vai muito além dos resultados financeiros: ela investe de forma consistente em educação, ações sociais e desenvolvimento das comunidades. Esse compromisso inspira todo o sistema cooperativista e fortalece o papel das cooperativas como agentes de transformação econômica e social.”
Uverlan Rodrigues Primo, chefe-adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (DENOR) do Banco Central do Brasil, ressaltou suas impressões e compartilhou de sua experiência: “Ficamos profundamente impressionados com o trabalho realizado pelo Sicoob Sarom e como ela transformou a realidade local. Destaco especialmente a implantação da educação empreendedora, cooperativista e financeira nas escolas, uma iniciativa fundamental para o futuro dessa nova geração. Trata-se de um exemplo inspirador que deveria ser expandido para todo o Brasil, especialmente para pequenas comunidades, onde o impacto pode ser ainda mais significativo. Na minha opinião, essa experiência foi extremamente exitosa e merece reconhecimento nacional.”
Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Centro Corporativo Sicoob, destacou a importância dessa atividade como uma oportunidade única para vivenciar, na prática, como o cooperativismo transforma realidades: “Durante dois dias intensos em São Roque de Minas, a comitiva mergulhou em uma verdadeira imersão no poder transformador do cooperativismo. Puderam sentir de perto o impacto que o Sicoob Sarom vem promovendo na região — levando prosperidade por meio de inclusão financeira, da educação e de projetos sociais que mudam vidas. Foi mais do que uma visita: foi um testemunho vivo de como o cooperativismo, quando bem aplicado, se torna um agente de desenvolvimento, dignidade e esperança para as comunidades.”
Para João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom, a essência da cooperativa está na conexão genuína com o território e com as pessoas: “Nascemos com o propósito de atender uma comunidade desamparada e seguimos firmes no nosso compromisso de promover o desenvolvimento onde as pessoas vivem, trabalham e constroem seus sonhos. Essa visita nos enche de orgulho e reforça que o nosso Modelo de Atuação tem sido reconhecido em todo o Brasil como uma referência, resultando em impacto social e transformações locais.”