Há 34 anos, em São Roque de Minas, 22 produtores rurais deram início a uma história que mudaria para sempre a vida de muitas pessoas e comunidades. Fundado com o objetivo de prestar serviços financeiros básicos a um município excluído pelo sistema bancário, o Sicoob Sarom cresceu e consolidou-se como muito mais do que uma cooperativa de crédito: tornou-se um autêntico agente de desenvolvimento local e regional, capaz de gerar prosperidade e transformar realidades nos territórios onde atua, por meio de parcerias.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Hoje, são mais de 52 mil cooperados — verdadeiros donos da cooperativa — unidos por um propósito comum e colaborativo: inspirar pessoas para transformar realidades.
Enquanto bancos fecham agências e se distanciam das comunidades, o Sicoob Sarom segue aperfeiçoando seu atendimento de forma física e digital, levando soluções financeiras, atendimento humanizado, atenção e apoio de perto a famílias, produtores rurais, empreendedores e pequenos negócios.
Por isso, a Sarom está em plena expansão, somando 29 agências em 25 municípios de Minas Gerais e São Paulo. Em 2024, atendendo a um convite do Sebrae-SP, por meio de seu então presidente, Tirso Meirelles, levou seu modelo de atuação ao Vale do Ribeira, com a proposta de fortalecer as cadeias produtivas locais e difundir o cooperativismo naquela região.
Histórias que impulsionam o desenvolvimento
A trajetória da Sarom se confunde com a própria história de progresso regional. Projetos como o Viveiro de Mudas de Café incentivaram a produção local e fortaleceram o cultivo de um dos principais produtos do Território da Canastra, contribuindo diretamente para a criação da Cooperativa Educacional Sarom — hoje referência em qualidade e inovação pedagógica, formando jovens conscientes e preparados para o futuro.
Na valorização das tradições, a cooperativa teve papel fundamental na regularização e promoção do Queijo da Canastra – antes considerado ilegal e hoje reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, na qualidade de Queijo Minas Artesanal (QMA). Fomentou a criação da Aprocan (Associação dos Produtores de Queijo Canastra), que garantiu identidade, padronização, ganho de mercado e reconhecimento à autenticidade desse símbolo da região.
Educação, cooperação e futuro
O compromisso com a educação e o desenvolvimento das novas gerações é evidenciado pelo Movimento CoopEducação – inspirado nas ações da Cooperativa Educacional Sarom (CES) – que já impactou mais de 50 mil alunos e capacitou cerca de 2.200 professores em 17 municípios.
A iniciativa dissemina o cooperativismo, o empreendedorismo e a educação financeira, desenvolvendo cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do amanhã com responsabilidade e visão de oportunidades.
Fortalecimento das cadeias produtivas
A Sarom também atua no desenvolvimento das cadeias produtivas regionais. Foi uma das incentivadoras da criação da ACanastra (Associação dos Cafeicultores da Canastra), cujo produto conquistou Indicação Geográfica, seguindo os caminhos do Queijo da Canastra.
A cooperativa apoia ainda o desenvolvimento da bananicultura em Delfinópolis e no Vale do Ribeira, dos móveis rústicos em Passos e de cadeias de mel, própolis, charcutaria, vinho e fruticultura, dentre outros produtos do Território da Canastra — gerando emprego, renda e dignidade a centenas de famílias. É a prova de que a cooperação pode, de fato, gerar prosperidade para todos.
Desenvolvimento que se mede em vidas transformadas
Para o Sicoob Sarom, o verdadeiro desenvolvimento vai além dos números — está nas pessoas e comunidades impactadas.
Em 2024, mais de 50% dos resultados financeiros foram destinados à distribuição de sobras entre os cooperados, à remuneração do capital e a investimentos econômico-sociais, como incentivo ao turismo, revitalização de praças, construção de creches, reformas em hospitais, apoio a projetos culturais e esportivos, fortalecimento de cadeias produtivas e ações voltadas ao bem-estar coletivo.
O esporte é visto como instrumento de cidadania e inclusão, com apoio a escolinhas de futebol, vôlei e outras modalidades que contribuem para a formação de cidadãos disciplinados, conscientes e preparados para vencer dentro e fora dos campos.
Identidade de um território
Com o apoio da Sarom, do Sebrae e de outras cooperativas do Sicoob na região, a Marca Território da Canastra, em construção, irá fortalecer os produtos agroartesanais, valorizar a identidade cultural e impulsionar a economia de 11 municípios. Inspirada em modelo europeu de desenvolvimento territorial, a marca reforçará o papel da união entre produtores, comunidade e instituições na construção de um futuro sustentável e colaborativo.
“Os 34 anos da Sarom celebram a força da cooperação, da união e do compromisso com as nossas comunidades. Cada conquista é resultado da participação ativa dos cooperados e da dedicação de todos que acreditam no poder de transformar realidades. Enquanto os bancos fecham portas, seguimos abrindo caminhos — investindo em educação, cultura, desenvolvimento regional e iniciativas que geram impacto positivo e duradouro. A cooperação é o que nos move, nos fortalece e nos faz prosperar juntos”, celebra João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom.







