Na noite desta quinta-feira, 9, servidores e estudantes fizeram uma manifestação nas ruas centrais de Poços de Caldas. O Ato Unificado pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade foi organizado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços, e por de profissionais e estudantes do IFSULDEMINAS, UNIFAL E UEMG.
O objetivo da ação, é chamar a atenção para o sucateamento da educação pública em todo país e para a falta de valorização dos servidores que atuam nas três frentes: federal, estadual e municipal.
Nas pautas nacionais, se destacam a recomposição das perdas salariais e reestruturação das carreiras dos servidores da educação, revogação do Novo Ensino Médio e recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino.
Em relação ao estado de Minas, os manifestantes pediam o cumprimento do acordo da greve de 2018, aumento do orçamento para a universidade, defesa das estatais mineiras, como Cemig, Copasa, Gasmig e Codemig, entre outras pautas.
No contexto do município, o protesto exigia o pagamento do piso do magistério, combate ao assédio moral e fim do sucateamento nas condições estruturais das unidades de educação.
A manifestação foi pacífica e acompanhada pelo Departamento Municipal de Trânsito.