Nesta terça-feira, 3 de julho, o jornalismo da Onda Poços recebeu uma denúncia anônima sobre o Hospital Margarita Moralles, em Poços de Caldas. A denunciante relatou que, ao buscar atendimento para sua mãe hipertensa durante a madrugada, encontrou a recepção do hospital com as luzes apagadas e a porta fechada. Contudo, ao abrir a porta, foi atendida por uma enfermeira que a orientou a preencher a ficha de atendimento na recepção enquanto buscava uma cadeira de rodas.
A denunciante afirmou que, ao chegar na recepção, não encontrou ninguém para atendê-la e, ao sair para abrir o carro, viu a recepcionista dormindo. Após o atendimento médico de sua mãe e a solicitação de um raio-X, a denunciante novamente encontrou a funcionária dormindo ao buscar a autorização na recepção. Cerca de uma hora depois, a situação se repetiu quando precisou de mais um atendimento na recepção.
Em conversa com outros funcionários do hospital, a denunciante descobriu que a situação ocorre há anos.
O QUE DIZ O HOSPITAL
A equipe de jornalismo da Onda Poços entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou a situação com a direção do hospital.
Em nota, a direção do Hospital Margarita Morales informou que a luz da recepção não estava apagada no dia do ocorrido, mas que houve uma falha técnica na quinta-feira anterior, resultando na queima da lâmpada, a qual foi substituída na segunda-feira seguinte. Quanto à servidora envolvida, a direção confirmou que esta é a segunda denúncia recebida sobre sua conduta inadequada durante o expediente.
“Entretanto, este caso específico só chegou ao conhecimento da direção agora. Em resposta, a direção tomou a decisão de transferir a servidora de turno, visando garantir a continuidade do bom atendimento e a manutenção dos padrões de qualidade do hospital. No momento, estamos remanejando outra pessoa para assumir a posição na recepção, assegurando que a transição ocorra de maneira eficiente e sem prejuízo aos pacientes e visitantes,” finalizou a nota da direção.