ONDA POÇOS

Serviço de cata-treco aumenta 40% durante a pandemia de Covid-19

Compartilhe nas redes sociais

Neste momento de pandemia e em meio às recomendações e medidas de isolamento social, visando combater a Covid-19, aumentou em cerca de 40% a procura pelo serviço de cata-treco em Poços de Caldas. Por meio de agendamento, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), responsável pela coleta, faz a retirada em domicílio dos objetos, gratuitamente, atendendo solicitações em todas as regiões da cidade.

O secretário, Paulo César Silva, observa que nesse período de pandemia, muita gente está colocando de forma incorreta na rua móveis, utensílios domésticos e outros objetos. Ele diz que entende a situação de isolamento familiar e o fato das pessoas utilizarem o tempo para promover a organização da casa. “Esse tipo de descarte no entanto, é ilegal, e prejudica à toda comunidade, por isso, solicitamos a colaboração da população para que só coloque os materiais no espaço público, após contato e orientação do pessoal do cata-treco.

A Engenheira Ambiental, Isis Alves, coordenadora da Divisão de Zeladoria Oeste, da SMSP, solicita paciência à população nesse período de pandemia e confirma que todas as solicitações serão atendidas. Ela alerta ainda que os materiais descartados de maneira irregular acarretam diversos problemas ambientais, poluição visual, perigo à saúde, obstrução do trânsito de pedestres, entre outras coisas”.

As questões abaixo esclarecem sobre os serviços do cata-treco como: horários, regiões, agendamentos, forma de contato, materiais recolhidos etc.

Aumentaram os pedidos para a retirada de objetos?

SMSP – Sim, a procura pelo serviço de cata-treco aumentou cerca de 40%, conforme dados recentes.

A que se deve esse aumento na procura?

SMSP – O fato de muitas famílias ficarem mais tempo juntas, em meio às medidas de isolamento, as pessoas estão intensificando a limpeza e a organização das casas. Consequentemente, isso aumentou a demanda pelo serviço de cata-treco.

Como está o serviço de cata-treco neste período de pandemia?

SMSP – Os serviços estão sendo realizados normalmente de acordo com agendamentos, porém, em meio ao aumento significativo da demanda, solicitamos á população um pouco mais de paciência, porque todos serão atendidos.

Em que horário funciona o serviço?

SMSP – Os agendamentos dos serviços de cata-treco são realizados de segunda a sexta, das 8h às 14h, de acordo com o zoneamento. O contato para coletas nas áreas central e zonas oeste e leste é o telefone 3697-2073. Para a atendimento na zona sul é o 3697-2319. As coletas são realizadas, até às 17h.

Como deve ser feita a solicitação?

SMSP – Ao fazer o agendamento para a coleta a pessoa recebe orientações de como proceder com os materiais, inclusive, o momento exato que os objetos devem ser colocados em frente à residência para a retirada.

Tem custo para o contribuinte essa operação?

SMSP – Não! Esse serviço é realizado pela Prefeitura, sem custos para o contribuinte, por meio das divisões de zeladorias: Oeste e Sul.

As formas de descarte têm melhorado?

SMSP – É preciso anotar que a população ainda tem descartado os materiais, muitas vezes, de modo e em locais irregulares.

Quais as consequências dessa atitude?

SMSP – Isso pode acarretar diversos problemas como, por exemplo, danos ambientais devidos descartes em áreas verdes, córregos, ribeirões e afins. Também o aumento da poluição visual, impedimentos no trânsito, além de gerar muitos perigos à saúde das pessoas.

Quais os cuidados que estão sendo tomados com os trabalhadores em tempos de pandemia?

SMSP – Os trabalhadores recebem orientações e as fiscalizações são rígidas quanto ao uso de EPI’s (equipamentos de proteção individual). Também são passadas as técnicas de segurança e todas as recomendações e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quais tipos de materiais são retirados?

SMSP – São recolhidos pelo cata-treco, guarda-roupa, sofá, colchão, cama, comoda, estante, rack, mesa, cadeira e outros eletrodomésticos com o geladeira, frigobar, fogão, máquina de lavar etc.

Quais não são recolhidos?

SMSP – Materiais e entulhos de construção civil, tanques de cimento, vasos sanitários, caixas d’água de amianto, roupas, equipamentos eletrônicos de pequeno porte dentre outros.

Qual o destino dos objetos coletados?

SMSP – Materiais recicláveis são encaminhados às cooperativas e associações de materiais recicláveis da cidade. Já aqueles que não se enquadram neste grupo são direcionados para o Aterro Controlado do Município.

O cidadão pode entregar diretamente no depósito o material a ser descartado?

SMSP – Não! A coleta é feita somente mediante agendamento.

Por que é necessário agendar o serviço de cata-treco?

SMSP – O agendamento é importante, pois as coletas seguem um cronograma para que todas as solicitações possam ser atendidas. A prefeitura, por sua vez, tem tempo de promover a logística de transporte e organizar as rotas para retirada dos materiais.

Existem outras formas de saber mais sobre o serviço?

SMSP – Nesta quinta-feira (28) será lançando um folder digital, com todas as informações sobre o cata-treco, que estará disponível em todas as redes sociais da prefeitura.

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I6CrfUAMzSyFuP3fopAQlm