A secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, dará continuidade ao serviço de aleitamento materno que já é ofertado no município nas Unidades Básicas de Saúde, e agora é ofertado também no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. No local são ofertadas as seguintes orientações sobre amamentação para as mães como por exemplo: a amamentação em livre demanda, a posição adequada, massagem, ordenha e pega.
O horário de funcionamento de atendimento às demandas do Aleitamento Materno, será das 08h às 17h, em livre demanda, sem a necessidade de encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde.
A servidora e Enfermeira obstetra, Angela ferreira da Silva ressalta a importância dessa assistência prestada pelo SUS. “O leite materno é essencial para que a criança cresça saudável, além de fortalecer o vínculo entre mãe e o bebê. Esse serviço estará disponível para todas as mães que necessitarem deste apoio.”
O Ministério da Saúde preconiza que a amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida, podendo se estender até 2 anos ou mais.
Ainda de acordo com a Enfermeira a maior dificuldade encontrada pelas mães é após a apojadura (descida do leite), que pode causar as mamas cheias e dolorosas, dificultando a pega do bebê. Outros problemas comuns são as mastites (inflamação nas mamas) e fissuras mamilares (rachaduras nos mamilos).
Bárbara de Oliveira Sila é mãe do bebê Davi de Oliveira Silva e recebeu orientações sobre amamentação no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. “Achei ótimo o atendimento. Adorei. Tirei bastante as dúvidas, principalmente sobre a massagem e posição do bebê.”
Além do serviço de Aleitamento Materno, o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança oferece outros serviços e está localizado na rua Paraíba, 682 – Centro e tem o funcionamento das 07h às 19h.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –https://chat.whatsapp.com/IQ8vuQ8aCBWISxVWeTzQAa