Estreia neste sábado,24, a série Mosaicos. A série documental que aborda sobre as personalidades da música clássica é apresentada pela jornalista e cantora Jesuane Salvador.
Dividida em seis episódios, a série será exibida neste sábado,24, às 21h, na TV Poços e posteriormente será disponibilizada no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura de Poços.
O projeto que evidencia o potencial de relevantes personalidades da música erudita, com principal destaque às mulheres nas artes, tem o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Incentivo Cultural Hotel Golden Park All Inclusive Poços de Caldas.
O projeto mescla as linguagens do documentário e de produções destinadas também para plataformas online e de streaming. O objetivo é trazer histórias em que a arte se funde à própria trajetória vivencial de músicos e maestrinas, em atuações que têm se destacado dentro e fora do país.
Nesta temporada, são apresentadas entrevistas com a consagrada compositora e maestrina Maria Helena Rosas Fernandes; o baixo-barítono poços-caldense radicado nos Estados Unidos Orival Bento Gonçalves; a maestrina e pianista Valderez Medina; a mezzo-soprano e maestrina Raquel Mantovani; e as maestrinas e pianistas Maria Inês Lobão e Andréa Turato. A produção conta, ainda, com a expertise na área cinematográfica de Bruno Benetti e da Alterea Filmes.
Segundo Jesuane, intitulado “Mosaicos – série clássicos”, o projeto se utiliza de elementos do jornalismo cultural e documental para registrar a potência artística de Poços de Caldas, homenageando nomes da música clássica e instrumental que, por seus legados pessoais e profissionais, tornaram-se referências.
“São personalidades que merecem todo carinho e reverência, não apenas pela qualidade de seus trabalhos musicais, mas também por toda a história de dedicação para a formação de novos músicos e superação através da arte. Nesta temporada tive a chance de entrevistar nomes muito especiais e relevantes para o nosso país, em um trabalho de imersão dos seus perfis e, o que é melhor, ouvindo de cada um desses artistas sobre seus processos de produção musical, motivações, influências, desafios e subjetivações”, contou Jesuane.
O projeto é voltado às plataformas de ampla difusão online no Brasil, como o Youtube, além de outras ferramentas de divulgação do jornalismo cultural e, em uma parceria com Marco Guedes e a TV Poços, a série também será apresentada, na íntegra, dentro da programação especial de fim de ano da emissora.
Jesuane espera que o projeto seja um documento contemporâneo de processos criativos, impressões de mundo, ideais e motivações emocionais de artistas que têm, hoje, contribuído para as próximas gerações, seja por suas obras ou trabalhos de ensino.
“O formato das entrevistas é informal e afetivo e opto por essa condução porque a arte tem, na emoção, matéria prima fundamental. O Mosaicos me trouxe uma oportunidade muito bonita de conhecer caminhos e processos que têm impactado a cultura e, nessa temporada, motivado a difusão da música erudita, nas vozes e impressões dos próprios artistas”, disse.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Ki3CiSKCgAf2H5oB1fVTPU