Acontece em Poços de Caldas o Seminário sobre Agricultura Sustentável e Créditos Ambientais, voltado ao setor de agronegócio (pesquisa, produção e comercialização) e abordará, dentre outros assuntos, o uso das ferramentas do terceiro setor para garantir maior produtividade e ganhos econômicos, além de imunidade tributária nas negociações dos créditos ambientais. Tal mecanismo, que até então é pouco explorado no Brasil, tende a potencializar a agricultura sustentável e conservacionista, contribuindo para o meio ambiente mais equilibrado e justo.
O seminário conta com a palestra do especialista em terceiro setor e sustentabilidade a nível nacional, Sr. Takashi Yamauchi que abordará o tema. O evento será realizado no dia 5 de agosto, das 19h às 21h na Câmara de Vereadores.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET); Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental (IFB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas; REDE SIMASA – Rede Brasileira de Apoio Institucional Simasa; APTO – Centro de Estudo e Difusão do Terceiro Setor, com o apoio da Câmara Municipal de Poços de Caldas; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Rede Ambiental Sul de Minas.
Vale ressaltar que crédito ambiental é a medida comprovada de toda redução da degradação do meio ambiente. O conceito é derivado do crédito de carbono, porém é mais abrangente. Sua comprovação é dada através de análise comparativa a partir de um levantamento inicial, realizada através do Balanço Socioambiental (BSA), onde os excedentes positivos podem ser comercializados como créditos, gerando lucro para a entidade socioambientalmente responsável.
O levantamento e comercialização dos créditos ambientais, através do apoio do Terceiro Setor, são fundamentados em diversas leis que serão debatidas na palestra.
Haverá emissão de certificado de participação, tanto para quem participar presencialmente, quanto para quem acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube do Instituto Fernando Bonillo e assinar a lista de presença: http://(https://www.youtube.com/channel/UCwLzTkJMMsHS3i1tdsNHoJQ)
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q