ONDA POÇOS

Semana Nacional de Conciliação Trabalhista é realizada em Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

Segue até sexta-feira,26, a 7ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista na Justiça do Trabalho em todo o país.

O objetivo é incentivar a solução conciliada de processos e a utilização dos meios consensuais de solução de conflitos. Durante o período, os Cejuscs (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho) realizam mutirões. Magistrados e servidores de 1º e 2º graus também se empenham nas Varas do Trabalho para que seja ampliada a conciliação dos conflitos. Além disso, nesta semana a Justiça do Trabalho busca conscientizar e mobilizar a sociedade para a ideia de que a conciliação consiste em uma possibilidade viável e eficiente de solução de litígios. A iniciativa é do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e este ano, o slogan da semana é “A um Passo da Solução”.

Em Poços de Caldas, o jornalismo da Onda Poços apurou junto ao Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, que na 1ª Vara do Trabalho de Poços de Caldas foram pautados 27 processos para a Semana Nacional de Conciliação 2023. E da 2º Vara ainda há para esta quarta,24, e quinta,25, 25 processos para tentativa de conciliação.

Fora da Semana, no ano de 2023 até o momento foram homologados na cidade 128 acordos pela 2º Vara do Trabalho.

Semana da Conciliação em 2022

No ano passado, a Justiça do Trabalho mineira movimentou, em acordos homologados, um valor total de R$ 99.122.756,35. Esse número colocou o TRT-MG em terceiro lugar no ranking dos TRTs que mais arrecadaram durante a Semana, atrás somente dos tribunais da 5ª Região (Bahia) e da 15ª Região (Campinas/SP). O regional mineiro ainda se destacou na quantidade de acordos homologados, com 2.008, resultado que também o deixou na terceira posição nesse quesito. Como foram realizadas 7.665 audiências em todo o estado durante os cinco dias, a taxa de conciliação em relação ao total de audiências realizadas foi superior a 26%. O número de pessoas atendidas foi de 14.676.

Em Poços de Caldas, pela 1ª Vara do Trabalho, dos 36 processos pautados para a Semana Nacional, 11 conciliações foram homologadas. Já pela 2ª Vara do Trabalho, no ano de 2022 ao todo foram homologados 383 acordos.

Cejuscs

No TRT-MG, os dois Cejuscs estão preparados para o esforço concentrado. Para esta sétima Semana de Conciliação, no Cejusc do 1º Grau atuam seis conciliadores, uma juíza supervisora e estão previstas 305 audiências de conciliação. Já no Cejusc de 2º Grau, são quatro conciliadores e uma juíza supervisora. Com previsão de 200 audiências. As audiências podem ser on-line ou presencial, dependendo o interesse das partes.

Neste ano de 2023, somente no Cejusc de 2º grau, já foram conciliados 50% dos processos que lá tramitaram. No último mês de abril, foram negociados um montante de R$ 29 milhões em acordos trabalhistas. Além disso, o empenho para ampliar a solução consensual deverá ser feito também pelas 110 varas do trabalho no interior e pelas 48 varas da Capital.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg