ONDA POÇOS

Seis mil detentos farão Enem nesta semana

Foto: Tiago Ciccarini

Compartilhe nas redes sociais

Nesta terça-feira,12, e quarta,13, acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, mais conhecido como Enem PPL, em todo o país. Em Minas Gerais, neste ano, 6.584 custodiados farão o exame, o que representa um aumento de 28% em relação a 2022. As provas serão aplicadas em 187 unidades prisionais e Apacs.

O Enem PPL avalia o desempenho daqueles que concluíram o ensino médio e abre portas para o ensino superior por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies, além de contribuir para elevar a escolaridade da população prisional. Os presos que conseguirem uma nota média superior a 500 também têm direito a cem dias de remição de pena.

Enem PPL

O Enem para pessoas privadas de liberdade mantém o mesmo grau de dificuldade do Enem regular. Além das aulas que expõem os assuntos que serão abordados no exame, os presos têm acesso a apostilas e livros como auxílio.

A pedagoga da unidade de Bicas II, Flávia Souza, acompanha o exame no âmbito prisional há nove anos. Em 2023, junto a equipe pedagógica da unidade, prepara 47 presos para o Enem. Com tanta experiência, a profissional enxerga o Enem PPL como uma avaliação que estimula os custodiados de diversas formas. “O principal objetivo deles ao iniciar os estudos é a remição, mas quando eles se envolvem, eles criam conexões e despertam interesse nos estudos, o que é muito legal de acompanhar”.

A participação no Enem PPL 2023 é voluntária e gratuita. A inscrição e administração dos resultados é de responsabilidade da equipe pedagógica das unidades prisionais, que avalia o perfil educacional e disciplinar dos presos interessados em fazer a avaliação.

Fonte: Agência Minas

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q