O Poços Analógica – Festival de Fotografia chega à segunda edição consolidando-se como um dos principais eventos dedicados à fotografia analógica no país. Com programação distribuída em diferentes espaços culturais de Poços de Caldas, o festival reúne fotógrafos, artistas, educadores e interessados nas técnicas artesanais de captura de imagem.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O edital para seleção de fotógrafos de todo o Brasil, que comporão a exposição coletiva de fotografias analógicas, encerra nesta terça-feira (25). A convocatória já ultrapassa 100 inscrições, com participantes de 51 cidades e 18 estados.
A programação presencial teve início em outubro, com oficinas voltadas a estudantes da rede pública municipal. As atividades, conduzidas por Sérgio Fernandes, idealizador do festival e pesquisador de processos analógicos, e por Miguel de Oliveira Fernandes, apresentaram técnicas como cianotipia e marrom Van Dyke a alunos do 4º e 5º ano de escolas de diferentes bairros e da zona rural.
As atividades abertas ao público acontecem nos dias 11, 13 e 14 de dezembro, com eventos no SESC, Box Cultural do Mercado Municipal, Mirante Santa Rita e outros pontos da cidade. A tradicional câmera fotográfica gigante do projeto ficará instalada no Mirante Santa Rita durante todo o mês, permitindo ao público conhecer o funcionamento do equipamento e observar a paisagem por meio de suas lentes.
O edital nacional selecionará 20 fotografias analógicas para integrar duas mostras:
Exposição física, no Mirante Santa Rita, entre 12 e 30 de dezembro;
Exposição virtual permanente, hospedada nas plataformas do festival.
Serviço
Poços Analógica – Festival de Fotografia
Dias 11, 13 e 14 de dezembro de 2025
Instagram: @pocosanalogica
Formulário da convocatória para exposição coletiva: disponível para inscrição até 25 de novembro.
Atividades confirmadas:
– Oficinas de processos analógicos no SESC
– Palestra de abertura e bate-papo
– Exposição no Box Cultural do Mercado Municipal
– Exposição no Restaurante Pizzaria Gilbertinho
– Exposição de fotografias impressas em tecido no Mirante Santa Rita
– Ocupação artística com a Câmera Gigante no Mirante Santa Rita






