ONDA POÇOS

Segue presa mulher acusada de injúria racial contra enfermeira em Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

Continua presa a mulher de 64 anos, acusada de injúria racial contra uma enfermeira de 63 anos, em Poços de Caldas. O crime ocorreu na sexta-feira,19.

Nesta segunda-feira,22, a Polícia Civil informou ao jornalismo da Onda Poços que, a mulher foi conduzida e ouvida por meio da 2ª Central Estadual do Plantão Digital, onde teve a prisão em flagrante delito ratificada pelo crime previsto na Lei 7716/89, art. 2º-A “Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional”. Após os procedimentos de polícia judiciária, ela foi encaminhada ao sistema prisional e segue à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que apura o caso.

Relembro o caso

A vítima, uma enfermeira de 63 anos, se preparava para atender a mulher, que estava agendada para uma consulta. No entanto, ao ver a profissional, a agressora manifestou seu preconceito declarando que não queria ser atendida por uma preta e passou a proferir ofensas discriminatórias.

Diante da gravidade da situação, a Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local. A suspeita foi presa e levada para a delegacia por cometer crime de racismo.

Ao jornalismo da Onda Poços, a presidente da Associação Afro Ancestral Poços e irmã da vítima, Ana Maria de Paula Cruz, afirmou que irá acompanhar de perto o desdobramento das investigações, buscando garantir que a justiça seja feita. Ela reforçou a necessidade de conscientização e educação contra o racismo, visando a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

No Brasil, o crime de racismo é classificado como crime inafiançável e com pena de reclusão, variando de 1 a 5 anos, além de multa. Neste ano, foi sancionada a Lei que tipifica a injúria racial como crime de racismo, agora, a injúria racial pode ser punida com reclusão de dois a cinco anos.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg