A Prefeitura concluiu Pesquisa do Perfil do Consumidor, um apanhado de informações amplo e inusitado sobre a realidade comercial em todas as regiões de Poços de Caldas. O levantamento, feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), no período de 21 de junho a 25 de agosto de 2020, traz detalhamentos importantes sobre a economia e a rotina de consumo de produtos e serviços na cidade. Os dados, estratificados por faixa etária, gênero, estado civil, classe social, escolaridade etc., também trazem demandas por políticas públicas em todos os bairros.
A Pesquisa do Perfil do Consumidor foi compilada de forma geral de informações e, também, com amostragens específicas por região, levando-se em conta a proporcionalidade demográfica de cada setor para a aplicação dos questionários.
Sul – Participaram do levantamento, 99,7% de adultos, 79% de mulheres e 21% de homens. Nesta região 51% se declararam casados, 39% solteiros e 9% em relação estável. O extrato social observado é de 72% na classe média e 28% (baixa). Ainda, 69% têm o ensino médio completo. Moram na mesma residência duas ou três pessoas (60%).
Leste – Neste setor a pesquisa é formada por 88% de adultos, sendo 69% do sexo feminino e 30% do masculino. Desses, 51% são casados, 38% solteiros e 6% mantêm união estável. As classes sociais estão assim representadas: 77% (média), 19% (baixa) e 4% (alta). O ensino médio foi concluído por 53%. Moram em duas ou vc pessoas na mesma residência (61%).
Centro – O levantamento contou com a participação de 92% de adultos, sendo 7% na melhor idade. Os habitantes são 59% do sexo feminino e 39% do masculino. Eles são 50% casados, 28% solteiros e 13% divorciados. Economicamente, eles se declaram das classes: 73% (média) 16% (baixa) e 11% (alta). Do total, 69% possuem o ensino médio completo. Moram na mesma residência duas ou três pessoas (62%).
Centro Sul – Possui faixa etária com 82% de adultos e 15% na melhor idade. Eles são 61% de mulheres e 39% homens. Casados são 51%, solteiros 28% e 7% mantém união estável. Socialmente esse grupo é representado por 76% (média), 19% (baixa) 5% (alta). Os com ensino médio completo são 70% dos entrevistados. Moram na mesma residência até quatro pessoas (96%).
Centro leste – Participaram da pesquisa 91% de adultos e 9% da melhor idade, com 43% de mulheres e 57% de homens. Desse total 57% são casado, 17% solteiros e 26% vivem em união estável. Socialmente o grupo se declara 78% (média), 13% (baixa) 9% (alta). Os com o ensino médio completo são 83%. Moram em duas até quatro pessoas na mesma residência (91%).
Oeste – Nesta região foram entrevistados 92% de adultos, 6% infanto juvenil e 2% da melhor idade, sendo 64% do sexo feminino e 36% do masculino. Desses, 57% são casados, 26% solteiros e 10% vivem em união estável. A classe social está representada por 76% (média), 16% (baixa) e 7% (alta). Com ensino médico completo são 67%. Moram em até três pessoas na mesma residência (64%).
Conforme informação da Sedet em breve será lançado um aplicativo, contendo centenas de questões atuais e ilustradas com gráfico explicativos, que será disponibilizado gratuitamente para consulta pela internet. Para uma melhor compreensão, o município estará representado em setores de comércio nas regiões do Centro, Centro Sul, Centro Leste, Sul, Leste e Oeste. Para acessar os dados on line sobre as características do consumidor, bastará clicar no mapa na área desejada e, de forma rápida e fácil, se terá acesso ao conteúdo desejado.
Diva Funchal, coordenadora de Fomento a Indústria da Sedet, esclarece que os dados disponíveis se destinam aos empresários e prestadores de serviços, locais e de outras cidades, para que possam planejar futuros investimentos em Poços. Ela cita, por exemplo, as informações importantes sobre o número de pessoas que moram por habitações. “Isso auxiliará o setor imobiliário a avaliar a realidade nas regiões e, a partir disso, definir qual projeto de construção civil é o ideal para cada bairro”.
Diva avalia, que a pesquisa de perfil do consumidor permite entender melhor o que acontece comercialmente em cada região, porque mostra inclusive as preferências dos moradores ao irem às compras e as formas de pagamentos mais utilizadas. Além disso, segundo a coordenadora, são citadas na pesquisa questões de políticas públicas como, por exemplo, a realização de feiras gastronômicas noturnas e de outros tipos. “Isso é atribuição e responsabilidade do Poder Público”, lembrou.
A pesquisa revela, ainda, os motivos pelos quais as pessoas contratam, as vezes, serviços ou compram produtos em outras cidades. Como também os veículos de comunicação e as redes sociais mais utilizadas pelo consumidor, quando na intenção de adquirir algum objeto ou serviço.