ONDA POÇOS

Secretário de Saúde explica divergências sobre morte por covid-19 em Poços

Foto: João Araújo

Compartilhe nas redes sociais

A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, divulgou nesta terça-feira,14, uma nota explicando sobre as divergência constatadas na confirmação da primeira morte por covid-19 na cidade.

Segundo a secretaria, o exame analisado pela Funed, Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. Em função das divergências, o serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19. O caso já foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto classifica este como um óbito em investigação. O paciente que faleceu no início desta semana viajou junto com outro paciente que testou positivo para Covid-19 e que segue hospitalizado em uma Unidade de Terapia Intensiva da cidade. “É uma situação complexa e nós entendemos as dúvidas das pessoas. É importante explicar que os testes são feitos de formas diferentes. O teste analisado na Funed verifica a presença do vírus, enquanto que o teste rápido verifica a presença do anticorpo, que é produzido pelo organismo, para se defender do vírus. As duas formas são maneiras seguras de testagem e a população pode ficar tranquila com relação a isso. Todo o nosso trabalho é pautado nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde”, declarou Carlos Mosconi, secretário de Saúde.

O teste rápido feito neste paciente que veio a óbito, foi adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, como mais uma ferramenta para apoio no diagnóstico da Covid-19. O teste rápido é utilizado pela Vigilância Epidemiológica, em situações específicas: pacientes internados com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave e em profissionais de saúde sintomáticos.

Diferença na Divulgação dos Dados

Embora no Boletim Estadual apareçam somente cinco casos descartados até o momento, a Vigilância Epidemiológica de Poços já recebeu o descarte de 27 casos suspeitos, por meio de resultados negativos para a Covid-19, de exames avaliados na Funed – a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. “Todos os casos são notificados como síndromes gripais, o que inclui, além da Covid-19, outras síndromes como a H1N1 e a Influenza. Diante disso, entendemos que os casos só serão descartados pelo Estado, quando os resultados negativos chegarem para todas estas patologias, isso pode explicar este certo atraso que há na informação dos dados pela Secretaria Estadual”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Além dos 27 resultados negativos e das quatro confirmações, três pacientes aguardam os resultados de exames na cidade.

Para atualização dos dados, a Secretaria Municipal de Saúde utiliza informações da Secretaria Estadual de Saúde e do GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial da Funed. Nesta terça, 14, são três pacientes por Covid -19, internados em Unidades de Terapia Intensiva do município, sendo dois com diagnóstico positivo para Covid-19 e um aguardando o resultado de exames.

Boletim Estadual

Nesta terça-feira, 14, o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, zerou os casos confirmados e descartados, sem uma explicação para a alteração. Em função disso, vamos manter os números divulgados no Boletim da segunda, 13: em Poços de Caldas são 347 notificações do Novo Coronavírus – Covid 19. Destas, 338 são casos suspeitos, 5, descartados e 4, confirmados. Em Minas são 63.379 notificações; 60.066 casos suspeitos; 815 confirmados, 2.475 descartados e 23 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.

Casos em Poços

Na última sexta, 10, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a confirmação do quarto paciente que testou positivo para Covid – 19. Trata-se de um homem de 40 anos que esteve em São Paulo, no mês passado, participando de uma convenção com cerca de 80 pessoas. No retorno a Poços, ele procurou o pronto-atendimento de uma rede privada, relatando febre, dor de garganta, dispneia, mialgia e diarreia. Ele permaneceu alguns dias hospitalizado, cumpriu isolamento domiciliar e passa bem.

O terceiro caso de Covid-19 em Poços de Caldas foi confirmado como sendo o de um homem de 67 anos que apresentou sintomas gripais, entre eles: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado. O paciente testou positivo para Covid-19 e segue internado na UTI de um hospital privado da cidade.

O segundo caso positivo do Novo Coronavírus – Covid 19, no município, também segue hospitalizado em uma Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um homem de 75 anos, que esteve no Chile. A coleta do material para testagem foi feita quando ele apresentou os primeiros sintomas e foi hospitalizado.

Já o primeiro caso positivo de Covid-19 em Poços foi confirmado no dia 20 de março. A mulher de 34 anos fez o teste depois de ser atendida na UPA, com sintomas de gripe. Ela havia acabado de chegar de uma viagem a São Paulo, onde relatou ter tido contato com um homem vindo da Europa e que também havia testado positivo para Coronavírus. O período de quarentena desta paciente já terminou e ela passa bem.