ONDA POÇOS

Secretaria de Saúde reforça importância da vacina Rotavírus

Compartilhe nas redes sociais

A secretaria de Saúde está reforçando a importância de manter o cartão de vacina atualizado.

Em todo o Brasil, a cobertura vacinal de diversos imunizantes estão baixas, o que pode levar a volta de doenças já erradicadas.

É o caso da vacina rotavírus, que protege contra um vírus que causa uma série de problemas gastrointestinais. Ele é o grande responsável pela doença diarreica aguda – DDA e pela gastroenterite aguda.

Por conta do caráter severo da diarreia causada pelo rotavírus, essa é uma condição de grande gravidade para crianças menores de 5 anos de idade, apesar de atingir a indivíduos de todas as idades.

Existe uma vacina contra o rotavírus que é capaz de prevenir a infecção pelo vírus. Ela é aplicada em duas doses, sendo que a primeira costuma ser ainda nos dois primeiros meses de idade. A vacina do rotavírus tem reações adversas como febre leve, perda de apetite, além de diarreia e dor abdominal.

Transmissão

São transmitidos pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa, através de água e alimentos contaminados, por objetos contaminados e provavelmente por propagação aérea, via aerossóis. Há presença de alta concentração do vírus causador da doença nas fezes de crianças infectadas

Prevenção

Administrar a vacina contra rotavirus (VORH) em crianças menores de seis meses;
lavar sempre as mãos antes e depois de: utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar os alimentos, amamentar, tocar em animais; lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos; proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guardar os alimentos em recipientes fechados); guardar a água tratada em vasilhas limpas e de boca estreita para evitar a recontaminação; não utilizar água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados; ensacar e manter a tampa do lixo sempre fechada, quando não houver coleta de lixo, este deve ser enterrado; usar sempre a privada, mas se isso não for possível, enterrar as fezes sempre longe dos cursos de água; manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças contra as diarréias; evitar o desmame precoce.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link >https://chat.whatsapp.com/LaD6AzX3NjxJZf0Z2XkUcv