O prefeito Sérgio Azevedo sancionou a lei complementar n.º 229, que criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em 2022.
A nova secretaria formula e implementa políticas de preservação e proteção do meio ambiente do município; define e implanta programas e projetos de desenvolvimento, abrangendo as áreas de meio ambiente; avaliando as políticas públicas com influência no município, em especial quanto ao impacto ambiental.
Para ocupar o cargo de primeiro secretário de Meio Ambiente de Poços de Caldas, foi nomeado o advogado Marcus Vinicius Ferreira de Moraes com ampla atuação na área , dentro da OAB e co-autor do livro Direito Ambiental “Visto por nós Advogados”. O secretário ressalta que a criação da secretaria, além de ser um órgão de proteção ao meio ambiente, incluindo a flora e a fauna do município, é um órgão que capta recursos nas esferas estaduais e federais, para serem investidos em ações na cidade. Os recursos são geridos pelo Codema, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente.
Outra faceta da secretaria é a emissão de licenciamentos ambientais para empreendimentos locais. “Avançamos nesta questão e hoje já podemos expedir licenciamentos de nível 4, para investimentos nas áreas de indústria, que não causem grande impacto ambiental e também para, por exemplo a implantação de loteamentos e outros empreendimentos. Isso agiliza a liberação destas iniciativas, o que gera impacto na sociedade, pois acelera o início das obras , gerando emprego e renda para o município. Antes, quando a maioria dos projetos eram encaminhados à Supram, em Varginha, as deliberações demoravam de 60 a 90 dias. Hoje, pela secretaria, o prazo caiu para 30 dias, em média”, informa o secretário. A emissão dos laudos é realizada pela equipe técnica da Semma, após análise criteriosa.
Hoje a secretaria funciona na sede da Secretaria de Planejamento e conta com 14 funcionários e, a depender dos projetos do secretário, deve ampliar sua linha de atuação, com aumento progressivo no número de servidores. Após a mudança para o novo Paço Municipal, a secretaria ocupará um espaço próprio.
Outras ações da sema, atualmente são: parceria com o Jardim Botânico, nova política de zoneamento ambiental; acompanhamento de processos ambientais junto à Citur,o Parque de São Domingos; parcerias com instituições como Unifal; trabalho coordenado com as cooperativas de reciclagem; parceria com a Receita Federal para destinação de materiais apreendidos como drone, computadores e outros para a Semma; projeto de destinação correta para resíduos da construção civil; realização de estudos de impacto ambiental para obras da Prefeitura, como Paço Municipal e Alameda Poços; campanha de orientação quanto à fauna da Serra de São Domingos;Programa de Resgate Animal; acompanhamento do caso das represas da INB em Caldas; Projeto de Resíduos de Podas Urbanas; estabelecimento de parcerias com Ministério Publico de Mg, Tribunal de Justiça de MG, Polícia Militar e Polícia Civil para atuação conjunta na Educação Ambiental e destinação de recursos; capacitação de servidores na atual legislação ambiental, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad).
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg