A Prefeitura de Poços de Caldas através da secretaria de Meio Ambiente por meio do Governo de Minas Gerais está reforçando as ações para coibir incêndios florestais criminosos e outras ações prejudiciais à flora e fauna, especialmente nesta época do ano, mais seca.
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Comando de Policiamento de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, já intensifica as fiscalizações nos meses de julho e agosto, com operações e visitas aos produtores e moradores de toda zona rural do estado, visando difundir as orientações sobre cuidados necessários.
Sob coordenação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), a PMMG atua, também, em cooperação em ações de fiscalização ambiental, treinamento de equipes técnicas e combate a incêndios florestais, para prevenir e reprimir crimes contra o meio ambiente e dar segurança às atividades sustentáveis, desenvolvidas nas áreas de proteção ambiental. Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) são outras instituições envolvidas no processo.
O fenômeno atmosférico-oceânico El Niño deve alterar o tempo no Brasil e em Minas Gerais em 2023. O fenômeno afetará principalmente a temperatura no inverno, segundo os estudos climatológicos mais recentes. Vale lembrar que o fator climático é decisivo para a severidade do período de incêndios, ainda que sejam anualmente dispostos recursos materiais e humanos em volumosa escala.
Em Poços de Caldas, um incêndio foi registrado na noite desta segunda-feira,17, consumiu uma área de 10 mil metros quadrados de vegetação, na região leste de Poços de Caldas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão de combate a incêndio deslocou ao local, uma área de vegetação localizada no Bairro Itamaraty 4, por volta das 20h. Além da vegetação, o incêndio consumiu resto de poda que havia no local.
Segundo os Bombeiros, o trabalho de combate durou cerca de 30 minutos e foram utilizados 1.000 litros de água.
A secretaria de Meio Ambiente, reforça sobre os cuidados por parte da população quanto ao descarte de resíduos que podem gerar combustão e, também, em relação a atos propositais, configurando crime ambiental. Os números disponíveis para denúncias e comunicados relacionados a incêndios são: (193) Corpo de Bombeiros; 199, 153 ou o 3697-2266 (Defesa Civil).
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Ferreira de Moraes, além dos danos ao meio ambiente, a secretária reforça que as queimadas acarretam prejuízos para o setor público e privado, com o aumento da demanda por atendimentos médicos e gastos com saúde, danos ao patrimônio e aos produtores rurais com o empobrecimento do solo e erosão, entre outros fatores.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg