Os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estão se aproximando e a preparação vai além dos estudos. É importante que os participantes estejam atentos às regras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o que é permitido e o que é proibido durante o exame. As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos, dias 9 e 16/11.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
“O Enem é uma das principais ferramentas para que nossos estudantes tenham acesso ao ensino superior, por isso é fundamental que todos se atenham às orientações para que não haja prejuízos. Tenho certeza de que nossos estudantes se sairão bem durante as aplicações, conquistarão seus projetos de vida e manterão Minas como um dos grandes destaques do Brasil no Enem”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
Com o objetivo de auxiliar os estudantes da rede estadual que farão o exame, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) reuniu as principais informações sobre os itens obrigatórios, recomendados e proibidos nos dias de avaliação.
Itens obrigatórios e recomendados
Para realizar o Enem, o candidato deve apresentar documento de identificação válido, que pode ser físico ou digital, e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
O Inep também recomenda levar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local de prova, o idioma escolhido (inglês ou espanhol) e o tipo de atendimento especializado, se houver. Apesar de não ser obrigatório, o documento deve permanecer guardado durante todo o exame.
Caso o participante precise comprovar presença, é possível levar a Declaração de Comparecimento impressa, que também deverá ser guardada após a assinatura do aplicador.
O que não levar
É proibido o uso de boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, nem o porte de canetas não transparentes, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, protetor auricular ou óculos escuros.
Relógios de qualquer tipo e dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, smartwatches, calculadoras, pen drives, fones de ouvido e chaves com alarme, também são proibidos. Todos esses itens devem ser guardados no envelope porta-objetos, fornecido ao candidato antes do início da prova.
Estrutura das provas e horários
No primeiro dia (9/11), os participantes responderão a 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e cinco de Inglês ou Espanhol), 45 questões de Ciências Humanas e farão a redação. No segundo dia (16/11), a prova contará com 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30, com término às 19h, no primeiro dia, e às 18h30 no segundo.
Mais informações podem ser encontradas em https://enem.inep.gov.br/participante.









