Com a chegada do período de queda das temperatura, considerado a estação de maior risco para pacientes com pressão alta, a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas está enfatizando a necessidade de cuidados especiais com a hipertensão. Especialistas alertam sobre a relação sazonal entre a pressão alta, infarto e derrame, apontando o outono e o inverno como as estações mais desafiadoras para indivíduos com esse quadro clínico.
Durante todo o mês de abril, as nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveram ações de prevenção da pressão arterial sistêmica em diversos pontos da cidade. Durante essas iniciativas, são fornecidas informações sobre a importância do autocuidado na prevenção e controle da hipertensão arterial.
Os participantes receberam orientações sobre o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, bem como dicas sobre substituições de ingredientes no preparo dos alimentos. Além disso, foram informados sobre a utilização do sal de ervas, uma combinação de ervas naturais, como alecrim, orégano, manjericão e salsa, em conjunto com uma pequena quantidade de sal.
Sintomas:
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial.
Principais Causas:
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
Tratamento e cuidados após o diagnóstico:
A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros.
Complicações:
As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento de hipertensão de forma contínua, amplia a qualidade e expectativa de vida.
Prevenção e controle:
– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg