ONDA POÇOS

Saúde promove campanha contra o uso do cigarro eletrônico

Compartilhe nas redes sociais

Na semana do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) promove uma campanha para alertar a população e estimular os serviços de saúde a ofertarem ações de prevenção da iniciação e da experimentação de novas formas de consumo de tabaco – como o cigarro eletrônico, também conhecido como “vape”.

Apesar de a comercialização, importação e propaganda serem proibidas no Brasil desde 2009, esses produtos são vendidos ilegalmente pela internet e no comércio formal e informal.

O cigarro eletrônico tem sido cada vez mais consumido em Minas, especialmente entre jovens. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) de 2019, 15% dos estudantes fumaram pela primeira vez com 13 anos ou menos.

Um dos pontos abordados na campanha é sensibilizar os comerciantes em relação às normas para comércio desses produtos, como a proibição de venda para menores e da comercialização do cigarro eletrônico no país, além da obrigatoriedade de constar as advertências da Anvisa nos produtos de tabaco.

Outra ação da campanha é a aplicação de um curso de capacitação sobre legislação e fiscalização em controle do tabaco para profissionais das vigilâncias sanitárias de Minas Gerais.

Problemas de saúde

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco e está inserido na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tabagismo ativo e a exposição passiva à fumaça do tabaco estão relacionados ao desenvolvimento de aproximadamente 50 enfermidades:

Em 2019, uma nova enfermidade foi descrita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a Evali, doença pulmonar grave associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg