ONDA POÇOS

Saúde Mental: Assistência, Cuidado e Empatia são os temas do Onda Insight desta semana

Compartilhe nas redes sociais

A apresentadora Aline Fallaci recebeu nesta segunda, no estúdio da Onda Poços 96,7 FM, a assistente social e coordenadora da Rede de Atenção em Saúde Mental de Poços de Caldas, Cristina Gadelha Navarro Vieira. Em foco, os cuidados com a saúde mental, lembrando que estamos no mês da mobilização Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro. “É muito importante perceber que falar sobre mostra que qualquer um pode precisar de ajuda, de cuidado e isso não deve ser encarado como um motivo de vergonha. Precisamos quebrar esse estigma que envolve a saúde mental. O ser humano vive em busca do equilíbrio e a vida vive nos tirando do equilíbrio. É normal e é certo que a nossa saúde mental precise de cuidados”, afirmou Cristina.

Esta edição também contou com a participação por telefone, da psicanalista e assistente social, Aline Floriano de Lima, voluntária do CVV – Centro de Valorização da Vida. Diretamente de Itapetininga/SP, Aline explicou sobre o trabalho do CVV, disponível para todo o Brasil, por meio do telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. “Desde 2015, o CVV mantém um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio. Não falar dói, por isso é importante divulgarmos esses canais e os serviços disponíveis. Lembrando que o 188 do CVV só identifica o DDD de origem da ligação, por isso as pessoas podem ficar tranquilas, porque o sigilo e o anonimato são garantidos”, explicou a voluntária.

A coordenadora da Rede de Atenção de Poços de Caldas reforça os serviços oferecidos pelo sistema público de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. “Se você não estiver se sentindo bem, pode procurar a qualquer tempo, o posto de saúde mais próximo da sua casa, ou uma unidade do CAPS, o Centro de Atenção Psicossocial. E há ainda a nossa Rede de Urgência e Emergência. Você vai poder conversar com profissionais preparados e já ser encaminhado para outros atendimentos, caso seja avaliada a necessidade. É muito importante procurar ajuda especializada e nós temos equipamentos preparados para isso”.

Confira algumas imagens dos bastidores!

Onda Insight, informação pra fazer a diferença na sua vida!
Toda segunda, das 19h às 20h, com Aline Fallaci e Carlos Boka.

Por Aline Fallaci
Jornalista e Professora Universitária.