A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, informou que é falso que pessoas que vivem com HIV estejam passando de casa em casa se passando por estudantes de enfermagem para contaminar pessoas com o vírus, como alega uma mensagem que circula no WhatsApp. A desinformação é compartilhada pelo menos desde 2019 em grupos do aplicativo e não traz logotipo de nenhuma entidade, nem números para contato.
Vários portais de notícias desmentiram o aviso há quatro anos, quando a imagem circulava em grupos de WhatsApp do Distrito Federal. Na época, a Secretaria de Saúde local também negou ter emitido o alerta. A PM e a Vigilância Sanitária do Distrito Federal disseram que não foi emitido qualquer alerta do gênero.
Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde informa que os Agentes Comunitários de Saúde não fazem exames em domicílio, e que qualquer pessoa que insista no procedimento deve ser denunciada à polícia.
Se desconfiar de alguma notícia relacionada à saúde e quiser tirar a dúvida, mande uma mensagem para o número de WhatsApp (35) 3114-8127. Este é um canal criado pela Secretaria de Saúde para tirar as dúvidas da população.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q