Situada no ponto mais ao Sul do estado de São Paulo, bem na divisa com o paranaense, fica a Ilha do Cardoso, uma das regiões mais preservadas do litoral brasileiro e também um dos ecossistemas costeiros mais produtivos do mundo, que há mais de 30 anos conquistou o fotógrafo Nilton Queiroz e a jornalista Beth Miranda. A Ilha faz parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso e é protegida por lei, e foi esse lugar único que inspirou a dupla a registrar a convivência pra lá de harmoniosa entre meninos e siris.
Numa das viagens, Nilton clicou em preto e branco a rotina dos meninos caiçaras, imagens que depois ganharam legendas poéticas pelas mãos de Beth. Ao todo, são 22 fotos inéditas que recriam no leitor a percepção da convivência entre meninos e siris e convida a um respiro leve em tempos em que corpo e alma padecem com a liberdade escassa; é alento para os dias tensos ao mostrar uma infância livre, que passa devagar, porém, potente.
“Aquelas cenas de meninos pela praia permaneceram com a gente: foram imagens e palavras numa gestação longa e agora nasce ‘os meninos e os siris’, afirma Nilton. “Esse novo filho lembra a quem quiser – e se permitir – que a vida pode ser simples, mas que para isso é preciso respeito, dignidade pelo homem e pelo ambiente”, diz Beth.
Para o jornalista Alfredo Dias D´Almeida, que prefaciou a obra, “o livro transita fluentemente entre imagem e texto, fotografia e poesia, ponto e contraponto, preto e branco, terra e água”.
Já a professora do curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Paula Gomes Quadros, que participou do prefácio diz: “a liberdade dos meninos, livres até das amarras do tempo, se contrapõe à ordenação opressiva e ao açodamento reiterado da vida urbana”.
O projeto gráfico e a diagramação levam a assinatura de Chico Malagutti, da u/ysses. O livro pode ser encomendado pelo whatsapp (19) 9 9398 7269 ou (19) 9 9326 8459 ou ainda pelos e-mails [email protected] e [email protected] e custa R$ 35,00 (já com o frete incluso).
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: