ONDA POÇOS

Santa Rita de Caldas confirma febre amarela em macaco encontrado morto

Foto: Site Prefeitura de Santa Rita de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Prefeitura de Santa Rita de Caldas informou nesta quarta-feira,05, que foi confirmada febre amarela em um macaco encontrado morto na zona rural, no dia 13 de maio.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

Segundo a Prefeitura, o animal foi encontrado no Bairro da Mata no dia 13 de maio. Análises laboratoriais confirmaram a presença do vírus da febre amarela no animal, no dia 04 deste mês.

Vale ressaltar que os macacos não são transmissores da doença, a febre amarela é transmitida por picadas de mosquitos, tanto em humanos quanto nos macacos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre amarela é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).

No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não-humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata quando não vacinado.

No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

A pessoa apresenta os sintomas iniciais da febre amarela de 3 a 6 dias após ter sido infectada.

IBAMA

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis, agredir ou matar macacos é crime ambiental e prejudica o trabalho de prevenção dos surtos de febre amarela. Além de não transmitirem o vírus, macacos são os primeiros a morrer com o contágio em ambiente silvestre, servindo de alerta para que sejam adotadas medidas de controle. Ao encontrar um macaco morto ou doente, a população deve informar ao serviço de saúde do município, do estado ou ligar para o Disque Saúde (136), serviço do Ministério da Saúde. Ao receber o relato, técnicos avaliam se há possibilidade de coletar amostras para análise em laboratório e se a morte foi isolada ou atingiu um número maior de primatas.

Vacinação

A Prefeitura de Santa Rita reforçou que a população deve se vacinar contra a febre amarela.

A vacina está disponível nas unidades de saúde Nossa Senhora Aparecida e Monsenhor Alderigi, de segunda a sexta, das 08:00 às 16:00. É importante apresentar cartão de vacinação.