Com objetivo de reduzir a angústia e a ansiedade de familiares por notícias de pacientes internados acometidos pelo coronavírus, o Projeto ‘Conectando Vidas: Comunicação Entre Pacientes, Família e Equipe’ chegou à Santa Casa de Poços. A intenção do Conectando Vidas é contribuir e melhorar o fluxo da comunicação entre os profissionais de saúde e as famílias dos pacientes.
O Projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI – SUS), uma ação do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês para o fortalecimento do SUS.
A assistente de comunicação no qual Márcia Ogata se refere é Giane Antunes da Silva, que já está na Santa Casa fazendo a implementação do projeto. “Estou trabalhando no projeto conectando vidas e como assistente de comunicação estamos fazendo essas chamadas entre os pacientes e o familiares, que irão ajudar que eles tenham contato e que a vida deles melhore nesse sentido”, relata Giane.
A diretora assistencial da Santa Casa, Josiane Celis, destaca a importância desse projeto no atual cenário e lembra que ele servirá mesmo após o fim da pandemia. “É um projeto de grande valia. Está ajudando a melhorarmos essa conexão com a família. Reconhecemos que estávamos deficientes nesta conexão. Por isso, trata-se de um projeto valoroso, que vamos dar continuidade no decorrer dos dias. Até mesmo para estender esse projeto para outros pacientes crônicos que tenham internação prolongada”, revela Josiane.